BUZZMONITOR LYTICX: A FERRAMENTA QUE ESTÁ DO LADO DO ANUNCIANTE

Publicado por

Publicado a Maio 12, 2016

Jairson Vitorino, CTO do Buzzmonitor, explica o funcionamento da ferramenta e quais as vantagens para profissionais de media que querem otimizar o ROI das suas campanhas.

 

O Buzzmonitor Adlytics é a solução desenvolvida pelo Buzzmonitor para medir o retorno de anúncios no Facebook, indicando quais as melhores e piores campanhas, além de otimizar o tempo dos profissionais que trabalham com media online. É a ferramenta que “está do lado do anunciante” e completamente focada nos seus investimentos e produtividade.

Jairson Vitorino, CTO do Buzzmonitor, explica o funcionamento da tecnologia e a aposta em instrumentos de marketing.

 

Como funciona o Adlytics e o conceito de interface zero?

O Adlytics é o primeiro produto da família do Buzzmonitor que adotou o conceito de interface ZERO. Isto acontece porque não há um painel de comando para o usuário operar. Basta o cliente realizar o social login na página do Adlytics e começar a receber relatórios diários por e-mail de performance dos seus anúncios do Facebook. É possível definir diferentes objetivos para suas campanhas, como: engajamento, conversão, clicks, entre outros. O sistema gera um e-mail automático e customizado, com o custo por objetivo da campanha e demais custos. Isto é, um usuário que tenha campanha com objetivo de conversão recebe o melhor e o pior anúncio de acordo com o “custo de conversão”, já um usuário que tenha objetivo clicks, recebe um e-mail com o critério “custo por clicks”, e assim por diante.

 

Quais métricas o Adlytics utiliza para entender qual o melhor e o pior anúncio?

A métrica usada varia de acordo com o objetivo da campanha, mas é sempre relacionada ao custo, pois o produto é focado na otimização do ROI em Ads no Facebook. Se o objetivo da campanha for engajamento, então será o custo por engajamento. Se for conversão, então a métrica usada para escolher o melhor e o pior anúncio será custo por conversão.

 

Qual a importância deste tipo de ferramentas para os profissionais de marketing e publicidade?

As plataformas de compras de anúncios são desenhadas para que o anunciante naturalmente compre cada vez mais, com pouca ênfase em otimização de custos ou mesmo economia. O Adlytics é o primeiro produto que analisa os anúncios pela dimensão custo, focando nesta variável para entregar reports diários por e-mail e uma planilha de excel com o restante dos anúncios. O profissional de compra de mídia pode tomar decisões mais ágeis e assertivas em relação ao ROI de cada campanha.

 

O Adlytics foi totalmente desenvolvido no Brasil, onde está disponível?

O Adlytics é um produto 100% desenvolvido pela equipe Buzzmonitor e está disponível no mundo todo em português, inglês e espanhol.

Como o Adlytics se destaca em um mercado que aposta cada vez mais em métricas de performance publicitária, como, por exemplo, o Google Analytics ou Delivery Insights, do Facebook?

Este é o primeiro produto que está “do lado do anunciante”, ou seja, foca no bolso do nosso cliente e na produtividade do comprador de mídia. As plataformas de vendas de anúncios estão, naturalmente, mais preocupadas em maximizar a venda do seu inventário e suas interfaces são construídas para isso.

 

Quais outras soluções para os anunciantes vocês pretendem criar?

O Facebook vendeu cerca de 17 bi em anúncios em 2015 e a publicidade online só tende a crescer nos próximos anos e se tornar cada vez mais sofisticada. O Adlytics nasce conectado com o Facebook e no segundo semestre faremos para o Instagram. Mais para o final do ano, Twitter Ads. Este é o roadmap para 2016. Seguramente novos desenvolvimentos surgirão à medida que recebermos os feedbacks de nossos clientes.
Qual o diferencial do Buzzmonitor Adlytics para a gestão do ROI dos meus anúncios?