INTERAÇÕES X ENGAJAMENTO NO FACEBOOK

Publicado por

Publicado a Junho 21, 2016

Em quais situações devo usar as duas métricas e como são calculadas?

Com a disputa para aparecer no feed de notícias, seja com publicações impulsionadas ou de alcance orgânico, é importante para sua marca escolher qual métrica será usada: interação ou engajamento? Ambas são fundamentais, dependendo do que você quer observar.

A base de fãs passou a não ter a importância que tinha antes, pois não é ela que dita seu alcance e, sim, o investimento em conteúdo. Em uma página que atinge um milhão de fãs com uma única publicação, as interações podem ser usadas para medir curtidas, comentários e compartilhamentos, havendo a possibilidade de comparar com a concorrência. Por isso, mensurar as interações da sua página traz números muito mais precisos em relação ao seu próprio conteúdo.

No entanto, não há como medir o investimento em anúncios do seu concorrente. É aí que a taxa de engajamento entra: quando você compara com o concorrente e não sabe se a publicação dele é paga ou não, a taxa de engajamento ainda é a principal métrica. Ela é calculada da seguinte forma:

Engajamento = Número de interações do período / número posts do período / total de fãs do período = resultado x 100

Assim, a taxa de engajamento é útil ao mensurar as informações que duas marcas têm no Facebook, pois a métrica usa no cálculo a base de fãs. As interações podem ser utilizadas quando serão comparadas publicações dentro de uma mesma página.

Com o Buzzmonitor Facebook Pages Performance, mensuramos todo o engajamento e interações das páginas da Vivo (3 milhões de fãs) e Oi (2 milhões de fãs) durante os últimos 30 dias (21 de maio a 21 de junho). Confira o resultado abaixo:

Interações

 

Engajamento

 

Apesar de não sabermos quanto cada marca investiu nas publicações, vemos que a Oi possui maior taxa de engajamento e interações que a Vivo, embora esta possua a maior base de fãs.