blog_featured_image_size-027

ANALISE O QUE O CONSUMIDOR DIZ SOBRE SUAS CAMPANHAS MONITORANDO OS POSTS PATROCINADOS

Uma campanha bem sucedida gera engajamento, na forma de comentários e replies. Saiba como entender o que o consumidor quer dizer sobre suas campanhas no Facebook.

O que são Dark Posts?
Com a diminuição do alcance das marcas após o novo algoritmo do Facebook entrar em vigor, é cada vez mais importante medir o que o consumidor engajado acha do seu conteúdo. Especialmente do conteúdo pago.
Patrocinar posts gera comentários e engajamento, logo é preciso monitorá-los para descobrir diferentes insights, tais como: quem mais se engaja, hashtags mais associadas à campanha nos comentários e replies, necessidade de interação etc.
Há vários tipos de posts patrocinados. No Facebook há os chamados dark posts, um post que possui características únicas que aumentam sua eficácia em atingir públicos segmentados.
Ao criar uma campanha comum ou promover uma publicação simples para todos os fãs da página, a mensagem aparecerá inclusive para pessoas que não têm interesse pelo produto. Com o dark post você direciona o anúncio, que ficará visível apenas para o público determinado e não será exibido no mural da página.
O propósito aqui é trabalhar a comunicação no Facebook de forma segmentada, para os diversos grupos de interesse que a empresa pode ter – ideal para empresas com diferentes ofertas de produtos para públicos distintos -, sem poluir a sua timeline ou interromper o público que não está envolvido com a mensagem.
Dark Post Vivodarkpost.png
Do dia 01 de junho até o dia 25 de julho, monitoramos o fluxo de atividades da página da operadora Vivo no Facebook. Identificamos o dark post com maior quantidade de curtidas e analisamos sua performance.
O post sobre o novo portal da operadora para pais e educadores discutirem soluções sobre o uso seguro da internet para crianças foi publicado no dia 1º de junho. A publicação recebeu mais de 3,5 mil curtidas, 265 comentários e foi compartilhado 73 vezes. Obteve a segunda melhor performance e a maior dentre os dark posts.
 
 
Top Hashtags
As hashtags mais associadas ao dark post da Vivo foram: #internetjusta, #vivo, #semlimites e#internetsemlimites.
hashtags.png
 
Top Terms
Os termos mais comuns utilizados pelos usuários que comentaram na publicação foram: “vivo”, “internet”, “gente”, “dados” e “operadora”. Notamos, também, que muitos usuários protestaram contra à limitação na velocidade de dados que a operadora irá implementar, utilizando termos como: “limitar”, “limite” e “anatel”.
termos.png
 
Top Users
Aqui vemos quais foram os usuários que mais comentaram na publicação. Neste dark post da Vivo, não houve usuário que comentou mais de uma vez – embora seja comum, principalmente em situações de crise ou insatisfação com o produto oferecido.
users.png
 
Hour
Com ajuda do gráfico “hour” descobrimos os horários mais comuns em que a maioria dos comentários foram feitos no post. Notamos que o fluxo aumentou às 11h, diminuiu no horário do almoço, e voltou a crescer às 13h. Depois disso, as mensagens voltam a ser publicadas com maior frequência às 17h (horário em que muitas pessoas terminam o expediente no trabalho) e às 23h (quando, provavelmente, o usuário já está em casa).
hour.png
 
Como fizemos?
Com ajuda do Buzzmonitor, cadastramos a página da Vivo e criamos um report novo para monitorar somente dark posts. Para isso, basta ir no menu Edit Report e ir em Facebook Only. Selecione as opções: Origin > Page e From > Page.
Feito isso, aplique as alterações no report. Na barra de ferramentas, localizada logo abaixo do gráfico, selecione e opção: Likes. Dessa forma você filtra todas as publicações realizadas pela página por ordem de curtidas.
Recording-#106.gif
 
Nesse caso, notamos que as duas primeiras publicações eram campanhas normais, visíveis no mural da página. Já a terceira não. Logo é um dark post:
Recording-#107.gif
 
Agora que já encontramos o dark post, você irá colocá-lo como filtro de seu report. Basta clicar em Add this post to your filters, nas barra de sentimento.
filter.png
 
Assim que você adicionar o ID do dark post aos seus filtros, você terá a opção de colocar mais posts na sua filtragem (você pode monitorar mais de um dark post em um mesmo relatório).
more.png
 
Volte ao menu Edit Report, lá você encontrará o ID do post em Posts filtered (para removê-lo basta clicar no X vermelho).
Mude as configurações do menu Facebook Only para: Origin > Page e From > User.
fonly.png
 
Agora você tem um relatório apenas com aquilo que os usuários comentaram no dark post.
graph.png
 
Se o seu cliente tiver várias agências ele pode ter um dashboard único para todas as campanhas que estiveram sob sua supervisão. Basta clicar em View as a dashboard após ter criado todos osreports.
Faça o download gratuito de nosso e-book “Como otimizar o ROI dos seus anúncios no Facebook” e conheça mais estratégias com dark posts.
content (1).png

Assine a nossa Newsletter

Junte-se aos profissionais que subscrevem a nossa newsletter e receba conteúdos todos os meses sobre social media e tecnologia.