istock_86309643_medium

Como micro-influenciadores podem alavancar seu alcance nas redes sociais

Micro-influenciadores são pessoas que têm um grupo pequeno, mas fiel de seguidores. Eles representam para o mundo digital o que as pequenas empresas representam para a Economia:  são uma parte significativa, mas quase invisível do fenômeno “viral” da internet.
Nós temos trabalhado com inúmeras marcas, de uma variedade de indústrias, para descobrir o que as pessoas são ainda lá fora, voando sob o radar. Para isto, usamos Instagram e Twitter como nossas plataformas preferidas porque a) eles são onipresentes entre micro-influenciadores e b) fornecem funcionalidade para contactar livremente usuários sem muita confusão (em oposição ao Facebook, Snapchat ou Linkedin).
 
PROCURANDO NUM OCEANO DE DADOS
Ambos, Instagram e Twitter, oferecem dois grandes atributos para começar: o mais óbvio é o número de seguidores e o outro, muitas vezes esquecido, é a auto-descrição do usuário (bio). Em poucas palavras, a nossa técnica consiste na geração de centenas de milhares de usuários, ou mesmo milhões, e selecionando um subconjunto de acordo com o seu número de seguidores e os termos em sua bio.
Claro que existem muitos sub-passos envolvidos, mas a linha de fundo da nossa estratégia é realmente esta: quanto mais peixes pegamos, mais chances temos de encontrar um peixe grande.
Em um projeto típico, que pode terminar com alguns milhões de indivíduos, vamos olhar para as pessoas com o número de seguidores entre mil e 20.000 e, se necessário, iremos filtrá-los por localização também. Além disso, vamos utilizar termos mencionados em suas bios para refinar os primeiros resultados: por exemplo, se estamos trabalhando para uma empresa de cosméticos, talvez palavras como maquiagem, moda e design irão trazer um conjunto mais relevante de influenciadores.
 
FONTES DE DADOS
Nós procedemos à pesquisa de duas maneiras: pescando em nosso próprio lago (em um período típico de um ano, reunimos 350 milhões de fotos no Instagram e 1 bilhão de tweets) e usando dados em tempo real das APIs do Instagram e do Twitter (que será o oceano em nossa metáfora de pesca).
Há, naturalmente, muitos truques que usamos para abordar o alvo mais rapidamente. Um dos meus favoritos é coletar seguidores de marcas semelhantes e publicações relacionadas. Vamos usar novamente o caso da indústria de cosméticos: gostaríamos de extrair seguidores de blogueiras(os) que falam sobre maquiagem e publicações de moda, e adicioná-los para o conjunto de dados a ser examinado.
 
ATIVAÇÃO
Chamamos de ativação a fase em que um gerente de marca irá iniciar uma conversa com os potenciais candidatos em se tornarem micro-embaixadores da marca. Nossos clientes ficam muito criativos nesta parte do projeto e achamos que quanto mais criatividade, melhor!
Dependendo do seu alvo, você pode convidar pessoas para jantar ou enviar-lhes uma amostra de um kit de maquiagem. Felizmente, não há escassez de ideias e casos de negócios que podemos pesquisar, de modo que este tem sido um processo bastante indolor e até mesmo divertido.
 
AVALIAÇÃO
Nós fornecemos relatórios mensais identificando novos micro-influenciadores, categorizando e sugerindo maneiras em que sua marca pode interagir com eles e avaliar os resultados de ativações anteriores.
 
O QUE PODEMOS FAZER POR VOCÊ
Vamos trabalhar com você para definir um alvo, a ativação correspondente e, em seguida, monitorar qualitativamente o seu alcance.
Interessado? Entre em contato com a gente: negocios@elifemonitor.com.


A Elife tem 12 anos de experiência em Social Media, dedicados a todas as coisas sociais, inclusive ajudando marcas para desenvolver projetos de marketing de micro-influenciadores. Alguns de nossos clientes são L’Oreal, Coca-Cola e IKEA.

Assine a nossa Newsletter

Junte-se aos profissionais que subscrevem a nossa newsletter e receba conteúdos todos os meses sobre social media e tecnologia.