Como micro-influenciadores podem alavancar o seu alcance nas redes sociais

Publicado por

Publicado a Março 3, 2017

Publicado em Buzzmonitor (conteúdo em português do Brasil)

Micro-influenciadores são pessoas que têm um grupo pequeno, mas fiel de seguidores. Eles representam para o mundo digital o que as pequenas empresas representam para a Economia: são uma parte significativa, mas quase invisível do fenômeno “viral” da internet.

Nós temos trabalhado com marcas das indústrias mais variadas para descobrir quais indivíduos ainda podem ser encontrados. Para isto, usamos Instagram e Twitter como nossas plataformas preferidas porque a) eles são onipresentes entre micro-influenciadores e b) fornecem funcionalidade para contactar livremente usuários sem muita confusão (em oposição ao Facebook, Snapchat ou Linkedin).

 

PROCURANDO NUM OCEANO DE DADOS

Ambos, Instagram e Twitter, oferecem dois grandes atributos para começar: o mais óbvio é o número de seguidores e o outro, muitas vezes esquecido, é a auto-descrição do usuário (bio). Em poucas palavras, a nossa técnica consiste na geração de centenas de milhares de usuários, ou mesmo milhões, e na seleção de um subconjunto de acordo com o seu número de seguidores e os termos em sua bio.

Claro que existem muitos sub-passos envolvidos, mas a linha de fundo da nossa estratégia é realmente esta: quanto mais peixes pegamos, mais chances temos de encontrar um peixe grande.

Em um projeto típico, que pode terminar com alguns milhões de indivíduos, vamos olhar para as pessoas com o número de seguidores entre mil e 20.000 e, se necessário, iremos filtrá-los por localização também. Além disso, vamos utilizar termos mencionados em suas bios para refinar os primeiros resultados. Por exemplo, se estamos trabalhando para uma empresa de cosméticos, talvez palavras como maquiagem, moda e beleza irão trazer um conjunto mais relevante de influenciadores.

 

FONTES DE DADOS

Nós procedemos à pesquisa de duas maneiras: pescando no nosso próprio lago ( num período típico de um ano, reunimos 350 milhões de fotos no Instagram e 1 bilhão de tweets) e usando dados em tempo real das APIs do Instagram e do Twitter (que será o oceano em nossa metáfora de pesca).

Há, naturalmente, muitos truques que usamos para abordar o alvo mais rapidamente. Um dos meus favoritos é coletar seguidores de marcas semelhantes e publicações relacionadas. Vamos usar novamente o caso da indústria de cosméticos: gostaríamos de extrair seguidores de pessoas no Twitter e Instagram que falam sobre maquiagem e moda, e adicioná-las para o conjunto de dados a ser examinado.

 

ATIVAÇÃO

Chamamos de ativação a fase em que a marca inicia uma conversa com os potenciais candidatos, para que estes se tornem micro-embaixadores da mesma. Os nossos clientes ficam muito criativos nesta parte do projeto e achamos que quanto mais criatividade, melhor!

Dependendo do seu alvo, pode convidar pessoas para jantar ou enviar-lhes uma amostra de um kit de maquiagem. Felizmente, não há escassez de ideias e cases de negócios que podemos pesquisar, de modo que esse tem sido um processo bastante indolor e até mesmo divertido.

 

AVALIAÇÃO

Fornecemos relatórios mensais identificando novos micro-influenciadores, categorizando e sugerindo maneiras onde a sua marca pode interagir com eles e avaliar os resultados de ativações anteriores.

 

O QUE PODEMOS FAZER POR SI

Vamos trabalhar consigo para definir um alvo, a ativação correspondente e, em seguida, monitorizar qualitativamente o seu alcance.

Interessado? Entre em contato connosco: negocios@elifemonitor.com