post-jairson-elife-13-04-17

O que um programa de Influencer Advocacy pode fazer pela sua marca?

Na semana passada escrevemos sobre o Influencer Lifetime Value e vimos como é importante desenvolver um diálogo duradouro com cada influenciador. Este artigo aprofunda o tema e mostra como o fazer de forma sistemática utilizando aplicações de software voltadas à gestão de uma área crescente: a influencer advocacy.
O que é Influencer Advocacy?
Quando a marca conquista corações e mentes de um grupo influente, este grupo não precisa ter incentivos financeiros para advogar em favor da marca. Eles fazem-no em nome do investimento no longo prazo que a marca realiza com cada um deles. Assim como nós falamos espontaneamente sobre um bom profissional e os seus pontos positivos; os consumidores, satisfeitos com os mimos e a atenção que a marca lhes oferece, tecem elogios espontâneos nas redes sociais sobre aquela marca.
Influencer Advocacy (IAD) é o conjunto de práticas e ferramentas que levam a marca a conquistar um grupo fiel de consumidores influentes através de um investimento, a longo prazo, em diálogos e recompensas personalizadas, normalmente conhecidas como Nurturing. Para entender melhor: imagine um programa de influencer advocacy como sendo um programa de milhas de uma companhia aérea ou um cartão de fidelidade de um supermercado muito presente nas redes sociais. Achou a ideia interessante? Continue a ler e fique a par de todos os detalhes.
Crie o seu projeto de Influencer Advocacy em 5 passos
Por usar quase na sua totalidade os meios digitais, um projeto de IAD pode ser posto em andamento muito mais rápido do que programas análogos no mundo off-line. Abaixo apresentamos um passo-a-passo para implementar o seu projeto de IAD com sucesso em menos de 6 semanas!
 

  • Passo 1: Escolha suas ferramentas de apoio

Como todo o projeto digital, a adoção – já nas fases iniciais – de ferramentas de software vai otimizar recursos e encurtar prazos de implementação de um programa de influencer advocacy. Um bom kit contará com uma ferramenta para monitorizar e interagir com influencers como o Buzzmonitor, um ambiente online para interagir com o grupo (por exemplo um grupo fechado no Facebook), um sistema para divulgar missões e prémios (mailChimp, Messenger bots etc) e finalmente uma aplicação para registar “milestones” (pontos, recompensas, conversas) com cada influenciador.
 

  • Passo 2: Identificando os influenciadores

A génese de um programa de IAD acontece na identificação do primeiro grupo de influenciadores. Antes de iniciar esta fase é necessário definir muito bem as características deste grupo (região, faixa etária, interesses, métricas nas medias sociais etc). Neste artigo encontra um roteiro para fazer exatamente isto.
 

  • Passo 3: Inicie o diálogo

O primeiro contato com um influenciador deve ser feito sempre de modo personalizado num dos canais públicos onde ele atue com mais frequência (Instagram, Twitter, etc). Inicia-se o relacionamento com uma mensagem objetiva e bem humorada com o convite para participar no programa da IAD. O ideal é já ter um formulário online para ele se inscrever e em seguida já iniciar a próxima fase: o on-boarding.
 

  • Passo 4: On-boarding

Dê as boas vindas ao influenciador e explique as regras : esta é a parte onde quanto mais criatividade melhor! Com o uso do Mailchimp, Bots ou outras ferramentas inicie o processo de “on-boarding” do seu influenciador com uma sequência automática de mensagens. Dê as boas vindas, explique as motivações da marca, proponha algo concreto (o envio de um novo produto para uma review, convite para um evento de lançamento, etc) e comece a registar os resultados de cada um.
 

  • Passo 5: Estabeleça um programa de missões para o seu público

Aqui, a ideia de um programa análogo ao de “milhas” entra finalmente em cena, definindo para cada missão / atividade o seu valor em pontos e para cada ciclo (trimestre, semestre, ano) estes pontos podem ser trocados por recompensas (como produtos, viagens, vale-presentes, etc). Todas estas informações precisam naturalmente estar registadas num banco de dados para que cada influenciador receba as suas recompensas. Mas não se preocupe: a Elife também trata desta parte por si.
Conclusão
Na Elife acreditamos que o relacionamento um-para-um com o consumidor é uma atividade cada vez mais importante dentro do novo digital marketing mix. No momento em que o Facebook, o Instagram, o Youtube e outras redes sociais assumem a liderança do consumo de media mundial, acreditamos que as marcas terão que mudar radicalmente a forma de entregar mensagens e conquistar consumidores. O Influential Advocacy é a contribuição da Elife para este desafio.
 
screen-shot-2017-04-12-at-10-46-49
Jairson Vitorino 

Elife Technology Director

 
 

Assine a nossa Newsletter

Junte-se aos profissionais que subscrevem a nossa newsletter e receba conteúdos todos os meses sobre social media e tecnologia.