elife-logo
blog_featured_image_size-02

A sua marca tem um grupo no Facebook?

Agora as marcas têm a possibilidade de responder como páginas dentro de grupos do Facebook sem a necessidade de criar um perfil pessoal para interagir em nome da marca. Isto oferece uma série de oportunidades e insights para fazer interações diretamente com o consumidor.
As oportunidades para as marcas

  • Atendimento VIP aos consumidores: São pessoas que podem receber atendimento e conteúdo personalizado no grupo, sem a necessidade de entrar na fila normal de atendimento das páginas Facebook. Ou seja, grupos de consumidores VIP podem ser convidados para estes grupos, como por exemplo influenciadores, tendo assim um atendimento rápido, exclusivo e personalizado.
  • Atendimento especializado: falando em atendimento personalizado, uma marca pode criar um grupo especializado em determinados produtos para esclarecer dúvidas e realizar um atendimento específico sobre determinados pedidos. Uma operadora de telecomunicações, por exemplo, pode ter um grupo apenas sobre o iPhone. Consumidores que também são especialistas no tema podem ajudar no atendimento, de forma a que o problema seja resolvido com maior rapidez, precisão e eficácia.  YouTubers e Bloggers podem ser convidados para produzir conteúdo especial para os grupos.
  • Programas de incentivo: marcas que têm franchisings ou força de vendas podem reunir todas as suas equipas num grupo apenas para os gerir com mais facilidade.
  • Grupos de Influenciadores: ao fazer uma campanha para incentivar influenciadores, é possível convidá-los para participar num grupo fechado no Facebook. Neste grupo, surge a possibilidade da marca conversar diretamente com os influenciadores, tornando mais fácil a mensuração do Influencer Lifetime Value. Veja aqui o que é o Influencer Lifetime Value.

 

  • “Pré-teste” de campanhas: a marca pode criar um grupo com consumidores que testarão previamente campanhas e poderão até mesmo fazer a co-criação de peças juntamente com o grupo, aumentando a possibilidade de criação de campanhas mais assertivas e que tragam resultados mais positivos para as marcas.

 
 
Como responder enum grupo como marca
1 – Crie um grupo no Facebook para que você se torne administrador do mesmo (apenas é possível vincular à sua página grupos dos quais é administrador).
2 – Vá até à sua página e clique na guia “Grupos” do lado esquerdo. Se naõ encontrar esta secção, veja aqui como a ativar.  
3 – Depois clique em “Vincular o seu grupo”, selecione o grupo que deseja vincular  e pronto! Os visitantes da sua página agora poderão também interagir com os grupos vinculados a ela e poderá, assim, responder dentro do próprio grupo como marca.
 
Como criar um Dashboard de um grupo no Buzzmonitor
Com o Buzzmonitor é possível coletar os dados de grupos do Facebook, desde que eles não sejam privados nem secretos. Nesses casos, apenas o administrador do grupo poderá recuperar os dados do grupo via API.
1 – No Buzzmonitor, vá até “Marcas” na engrenagem do lado superior direito e clique em “Busca avançada”.

2 – Selecione “Facebook”, insira a URL do grupo que deseja monitorizar, clique em “Salvar” e dê um nome ao seu novo projeto.  

3 – Pronto! Basta procurar a pasta do seu projeto na aba “Monitoring” do Buzzmonitor e selecionar a opção “Ver como Dashboard” para visualizar todos os relatórios do seu grupo.

Assine a nossa Newsletter

Junte-se aos profissionais que subscrevem a nossa newsletter e receba conteúdos todos os meses sobre social media e tecnologia.