sem-titulo-1

Case Tanqueray: sabe como funciona a Social Intelligence da Elife?

Entender como a sua marca se relaciona com o consumidor é essencial para traçar estratégias de sucesso para alavancar ainda mais o seu negócio. Case Tanqueray: sabe como funciona a Social Intelligence da Elife?

O contexto

Tanqueray é um gin* que foi criado há mais de 180 anos e tem espaço consolidado na indústria de bebidas de todo o mundo.

A marca pertence ao grupo Diageo que, historicamente, promove uma série de ações à volta da sustentabilidade. A empresa realizou um festival, no ano de 2021, chamado Charles Tanqueray Festival, cujo tema do evento foi “Atitudes Inconfundíveis”.

Através da monitorização realizado pela Elife através de uma equipa de Social Intelligence, foi identificado que alguns internautas estavam a partilhar, via mensagem privada, fotos das reutilizações que faziam com as garrafas da marca.

Assim, iniciou-se uma busca por outras referências no Pinterest, para entender se existia um movimento maior sobre a reutilização das garrafas e identificamos alguns, como: vasos, candeeiros, garrafas de água, etc.

Ficou confirmado em centenas de posts que a reutilização das garrafas na decoração era uma tendência e, sabendo que o assunto está em linha com os objetivos da Tanqueray/Diageo, a Elife sugeriu que a marca trouxesse esse assunto para as publicações, incentivando essa atitude nos seus consumidores.

Os internautas gostaram da ideia e manifestaram apoio à atitude da marca nos comentários da publicação.

A estratégia

A marca realizou uma série de posts a promover uma ação incrível. Toda a arquitetura do evento foi assinada pelo Estúdio Xingu, com iniciativas artísticas e sustentáveis para decorar sem deixar de cuidar do planeta. 

O evento contou com um espaço chamado “GreenHub” para recolher e reciclar os resíduos de uma forma inconfundível e sem desperdícios.O resultado

Os internautas foram atraídos pelo post e identificaram-se com a proposta. O primeiro resultado visível foram as interações espontâneas provocadas pela campanha:

Para além de promover o engagement do perfil, a imagem da empresa e do compromisso com a sustentabilidade foi difundida nas redes sociais, com novos exemplos da reutilização da garrafa:

Social Intelligence: o que é?

A Social Intelligence da Elife considera diversas fontes de dados digitais combinadas para compreensão da audiência do consumidor, a sua jornada e perceção da marca, por meio de:

  • Monitorização de redes sociais. 
  • Gestão de crises
  • Identificação e gestão de influenciadores. 
  • Tendências e jornada do consumidor. 
  • Pesquisa de mercado
  • Consumer-centered Monitoring. 
  • Brand Logo Detection. 
  • Social Wall

Com esses dados em mãos, a equipa de marketing consegue traçar estratégias reais e de alto impacto, gerando experiências incríveis como a da reutilização das garrafas Tanqueray.

Gostou de ler o Case Tanqueray: sabe como funciona a Social Intelligence da Elife? Quer saber mais? Nós estamos prontos para conversar consigo a apresentar uma proposta de como podemos elevar a presença digital da sua empresa, para além de proporcionar interações significativas com o consumidor.

*Bebidas alcoólicas devem ser consumidas com moderação e apenas por maiores de 18 anos.

Assine a nossa Newsletter

Junte-se aos profissionais que subscrevem a nossa newsletter e receba conteúdos todos os meses sobre social media e tecnologia.