elife-logo
Design-sem-nome-6

Como é que as redes sociais estão a ajudar as empresas neste momento?

Numa altura em que as aplicações de vídeo-chamadas como o Zoom estão ao rubro, o Facebook, o Instagram e o WhatsApp têm novos recursos para que as marcas e os utilizadores das plataformas se possam manter em contacto com as suas equipas, família e amigos. 
Mark Zuckerberg fez uma transmissão em direto no Facebook para apresentar as novas ferramentas que vão manter as pessoas conectadas durante o período de isolamento social. A interação por vídeo foi identificada como sendo uma das principais tendências de relacionamento através dos canais digitais, à qual Zuckerberg chamou de Video Presence. O CEO do Facebook dividiu esta tendência em três categorias principais: Video Calling, Video Rooms e Live Video. Confira os destaques da transmissão para saber mais sobre cada uma delas:
 
Novidades do Facebook e WhatsApp:
1- Video Calling
As vídeo-chamadas correspondem à forma de interação por vídeo mais utilizada no mundo. No Facebook já existia esta opção, mas vão ser adicionados novos recursos, assim como no WhatsApp (propriedade do Facebook) para melhorar a experiência do utilizador, como:

  • Adição de fundos imersivos em 360 graus no Facebook para chamadas de vídeo com inteligência artificial;
  • Expansão do Messenger Kids para mais de 70 países;
  • Chamadas de vídeo integradas com o Facebook Dating e Messenger (Virtual Dates);
  • Aumento do número de utilizadores nas vídeo-chamadas no WhatsApp de 4 para 8 pessoas.

 
Chamada em grupo do WhatsApp com 8 pessoas no celular
 
2- Video Rooms
Os colaboradores devem manter-se regularmente em contacto com a sua equipa de trabalho. Durante este período, as salas de vídeo são o formato mais utilizado para as reuniões. No Facebook, vai ser lançada uma nova ferramenta, a Messenger Rooms. Através dela, vai ser possível criar uma sala e convidar pessoas através de um link, mesmo que elas não tenham uma conta nesta rede social. O link será público e redirecionará para uma sala no Messenger.
 

 
3- Live Video
As transmissões ao vivo têm sido cada vez mais utilizadas pelas marcas para falarem em tempo real sobre os seus produtos e novidades. Mark Zuckerberg anunciou na sua transmissão que 800 milhões de pessoas se relacionam diariamente com live videos. A rede social anunciou a ferramenta Live With, que permite fazer transmissões ao vivo e em conjunto com amigos, tal como já acontecia no Instagram. É possível transmitir lives para grupos e páginas específicas e com as novas atualizações será possível organizar eventos online na plataforma, através da criação de transmissões ao vivo para grandes audiências.
 
Eventos pagos no Facebook
 
Novidades do Instagram:
1- Live Videos
O Instagram permite agora que possa assistir e comentar as transmissões ao vivo através do computador, podendo acompanhar as lives na sua área de trabalho e numa tela maior. Para além disso, os diretos vão poder ser guardados no IGTV para que permaneçam durante mais tempo e sejam mais facilmente encontrados por outras pessoas, sendo que a sua permanência nos Stories era de apenas 24 horas. Esta rede social está também a testar uma nova opção para permitir aos utilizadores uma transmissão simultânea das suas sessões do Instagram Live na sua página do Facebook.
 
Instagram ao vivo na área de trabalho
 
2- Co-Watching
Esta nova funcionalidade permite que os utilizadores visualizem posts do Instagram juntos e comuniquem por meio de uma conversa de vídeo. Se este recurso se aplicar à sua marca, pode ser um meio para aumentar o engagement com pequenos grupos. O objeto é que salve uma coleção de posts da sua empresa para que depois a discuta com os principais fãs.
 
Assista ao vídeo abaixo que identifica todas as novas funcionalidades.
 

Assine a nossa Newsletter

Junte-se aos profissionais que subscrevem a nossa newsletter e receba conteúdos todos os meses sobre social media e tecnologia.