Coolhunter: o estudo de tendências impacta na percepção de marca?

Coolhunter: o estudo de tendências impacta a perceção de marca?

Procurar inovação e estar na vanguarda do mercado é um desafio constante para as empresas. É como resposta que começa a atuação do Coolhunter, profissional capaz de antecipar tendências, orientar posicionamentos de mercado e estruturar estratégias em diversas áreas da empresa. Leia o artigo “Coolhunter: o estudo de tendências impacta a perceção de marca?” e descubra mais.

Em Portugal, os Coolhunter albergam outro tipo de tarefas enquanto profissionais de comunicação, ao invés de terem apenas esta tarefa em exclusivo.  Nas equipas de gestão de redes sociais, o trabalho do Coolhunter pode impactar diretamente a perceção da marca pelos consumidores. Foi com o olhar estratégico e o estudo de tendências realizado por este profissional que a Casas Bahia aumentou em 92% o número de interações no Twitter, em dezembro de 2021.

Neste artigo, vamos compreender o papel do Coolhunter e analisar dados e resultados do estudo de tendências na estratégia usada pela Elife para aumentar a perceção da marca da Casas Bahia. Continue a ler!

 

O que é o Coolhunter?

O Coolhunter (ou caçador de “coisas fixes”) é o profissional responsável por estudar sinais criativos que apontem tendências. A partir dessas análises, pode indicar caminhos de inovação para as empresas se manterem relevantes no mercado.

O profissional Coolhunter é uma pessoa que, recorrendo  a pesquisas e análises, é capaz de identificar esses sinais no início, interpretá-los e estabelecer padrões entre eles.

Esses sinais “cool” podem ser mudanças no comportamento das pessoas, produtos, locais, estilos, comportamento de compras, hábitos, memes do momento e muitos outros.

Assim, o Coolhunter identifica o que é cool, interpreta o que está por trás desse movimento e estabelece relações com outros sinais (mesmo que em áreas distintas). Com essas análises em mãos, o Coolhunter consegue orientar a empresa e indicar estratégias que visam a inovação – sempre baseado nos valores e objetivos da marca.

 

Case Casas Bahia

A Casas Bahia é a maior rede de venda a retalho de móveis e eletrodomésticos do Brasil. A cada mês, a equipa de Customer Experience da Elife, responsável pelo atendimento das Casas Bahia, aperfeiçoa as suas estratégias para alcançar uma maior conexão com os utilizadores das redes sociais. E uma delas é a atuação do Coolhunter para entender os assuntos de interesse do público e propor interações ativas.

No mês de dezembro de 2021, a importância desse recurso para a equipa pode ser percebida na prática com o aumento de 92% em gostos e retweets no Twitter como resultado  do estudo de tendências. O que se relaciona diretamente ao conceito de Brand Territory.

Apontada como uma das tendências para 2022, a Brand Territory (metodologia proprietária Elife CX + SA365) é uma análise que proporciona à marca criar conteúdos que alinhem a sua comunicação, visão e valores adequados à perceção do seu público. Além disso, também possibilita a expansão dos seus territórios de posicionamento.

 

Nas páginas da Casas Bahia, os insights do Coolhunter orientam a equipa para temas que podem despertar mais o interesse do público e conversem com o posicionamento da marca. Para o mês de Dezembro, foram identificadas oportunidades sobre assuntos que se relacionam com o comportamento e entretenimento dos utilizadores, trazendo o mascote CB para esses universos. 

Assim, com interações criativas e por dentro das tendências, foram alcançados os melhores resultados do mês no que diz respeito ao engagement. Houve um aumento de 92% em gostos e retweets no Twitter como retorno das ações.

Entre as interações, a que teve mais gostos foi a interação a desejar um feliz aniversário ao Tae do BTS com 1,7 mil likes – o tweet também foi o mais partilhado e o principal destaque do Twitter, registando 585 retweets. A segunda foi a resposta ao Uptadechart que recebeu 1,1 mil likes e 326 retweets. Por último, o tweet para a HBOMax sobre Dragon Ball Z que mostra o CB de Goku com 296 likes

 

 

As 3 interações foram feitas em posts que não mencionam a marca, mas que a partir da análise do Coolhunter foram apontadas como momentos de oportunidade. Assim a marca estabeleceu a sua presença e identidade para além dos canais próprios. 

O Anime Dragon Ball é muito querido pelo público brasileiro e ganhou especial atenção no mês de maio de 2021, quando foi anunciado um novo filme da saga para 2022. Mesmo assim, o interesse manteve-se durante todo o ano, como revela o Google Trends. Já o BTS teve mais procura  em dezembro de 2021. Nesse mês, o grupo voltou aos palcos após 2 anos sem apresentações presenciais.

 

 

A contextualização da mascote em temas de oportunidade também impactou a perceção positiva dele. Considerando todas as redes, a margem positiva representou 56% do total das menções à mascote CB, com um aumento de 5 pontos percentuais em relação ao mês de novembro. 

Se também deseja saber mais sobre este serviço ou estruturar uma operação de atendimento e Customer Experience para a sua marca, entre em contato com nossos consultores

Gostou de perceber como o estudo de tendências impacta a perceção de marca? Veja mais estudos como este no nosso blog.

Assine a nossa Newsletter

Junte-se aos profissionais que subscrevem a nossa newsletter e receba conteúdos todos os meses sobre social media e tecnologia.