blog_featured_image_size-03

Qual o tipo de gráfico ideal para cada informação?

Durante a monitorazação, inúmeros dados podem ser extraídos e diversos relatórios podem ser criados com gráficos de pizza, barra ou linhas. Porém, é recorrente ter dúvidas sobre como escolher o melhor tipo de gráfico para o relatório de social media. Para facilitar o trabalho do analista de redes sociais vamos apresentar algumas opções de gráficos e mostrar qual é mais adequada para cada tipo de informação.
Com isso, as informações poderão ser analisadas com mais facilidade, sem a necessidade de usar planilhas para cruzamento de dados ou séries históricas. Isso também possibilita que o analista tenha insights mais assertivos sobre os dados apresentados.
Abaixo mostraremos as possibilidades oferecidas por cada tipo de gráfico para que as informações que deseja obter possam ser visualizadas com mais clareza e facilidade.

  • Gráfico de pizza

Utilizado para dados com até quatro tipos de informação diferentes, como por exemplo género, sentimento ou rede social mais utilizada. A sua visualização é mais eficaz para dados rápidos. Este tipo de gráfico não é indicado para mais de 4 rótulos de informações pois torna mais difícil a comparação de diferentes informações sem a legenda do gráfico.  

  • Gráfico de barra vertical

De acordo com Andrea Morrone, gerente de atendimento do Buzzmonitor, os gráficos em barra são adequados para dados cruzados, como tags ou top users. Também pode ser usado quando é preciso colocar uma faixa de tempo ou temas na horizontal e sentimentos ou redes na vertical, gerando um relatório de buzz do share de rede durante um determinado período de tempo. No exemplo abaixo, vemos o buzz ao longo do tempo por sentimento (três rótulos de sentimento).

  • Gráfico de barra horizontal

Adequado para informações onde a dimensão “tempo” não é de vital importância para o relatório. Porém, é ideal para comparar diferentes temas, termos, tags ou assuntos, por exemplo. É possível ter um gráfico com mais de um rótulo horizontal, assim como na barra vertical.
 

  • Gráfico de linha

Andrea Morrone destaca que os gráficos de linha são ideais para acompanhar a evolução diária de uma marca, audiência, comparar períodos ou fazer uma análise comparativa com outros concorrentes. Também é adequado para acompanhar o volume de buzz por sentimento ao longo de dias, meses ou horas.

 
Todos os gráficos do Buzzmonitor podem ser visualizados e apresentados em três formatos diferentes e podem ser personalizados de acordo com a demanda do analista. Além da opção de poder escolher entre os formatos de barra, pizza ou linha, também é possível alterar as cores e rótulos de cada gráfico. Basta clicar nos quadrados de cores da legenda do relatório para selecionar a cor que quiser. Esta cor será guardada no relatório para futuras exibições.
Assim, é possível definir uma identidade própria para a sua monitorização dentro do Buzzmonitor, inclusive editando as cores dos gráficos e rótulos. E os rótulos também são editáveis, de forma a que todas as legendas dos gráficos possam ser renomeadas a critério do analista.
Tudo isto facilita o trabalho do analista e também oferece uma visão mais ampla sobre como a sua marca se posiciona nas redes sociais.
 
Comece agora mesmo a criar os seus relatórios de monitorazação de redes sociais com o Buzzmonitor
 

Assine a nossa Newsletter

Junte-se aos profissionais que subscrevem a nossa newsletter e receba conteúdos todos os meses sobre social media e tecnologia.