elife-logo
Cópia de Cópia de Cópia de Cópia de Cópia de Cópia de Cópia de Cópia de Cópia de Cópia de Cópia de Design sem nome

“Atendimento Perfeito” ou “Não atenda o seu cliente, resolva o problema”

Ouvimos muitas vezes os profissionais de marketing, que são nossos clientes, a queixarem-se que se sentem injustiçados. Dizem que são raros os consumidores que leem o que está escrito nas promoções, que não prestam atenção às regras dos passatempos, que fazem perguntas absolutamente desnecessárias e que desconfiam, de forma gratuita, de tudo o que as marcas propõem.
Sempre achei que existia algum exagero nestas acusações, mas agora que estamos a trabalhar o atendimento ao cliente com várias marcas de diferentes tipos de negócio, começo a entender o que se passa. Todos nós vivemos décadas a sermos vítimas de publicidade duvidosa e de ações de marketing para massas com comunicação unilateral. Todos tivemos reclamações que ficaram por responder ou aderimos a campanhas que não ofereciam o que o consumidor acreditava que iria receber. Essas situações ainda estão bem vivas na nossa memória e, para as combater, as marcas têm de fazer muito mais do que estão a fazer.
Adeus CRM
O conceito de CRM – Customer Relationship Management – traz com ele o que se tem de evitar na relação com o cliente atual. Primeiro porque assume que existe uma relação e isso é uma presunção, já que a lealdade às marcas começa a ser um tema do passado. E, segundo, porque parte do princípio que se pode “gerir” essa mesma relação e que tem o papel principal nessa gestão.
Ora, com base no que eu tenho experienciado, os papéis não são estes.
– Marcas, esqueçam a relação e a capacidade de gerir essa relação. O que, neste momento, podem ansiar é conseguir que o cliente vos dê uma oportunidade de contacto. E, se a tiverem, façam tudo para que daí venha alguma experiência positiva. Se não vier, esqueçam o cliente. Foi com este princípio que mudámos todos os serviços que impliquem a relação com o cliente para Customer Experience.
Não atendam os clientes, resolvam os seus problemas
O mais básico que se pode pedir num contacto de um cliente é que a resposta da marca seja rápida e efetiva. Se o tema for simples, que seja rápida e conclusiva. Se o tema tiver mais complexidade, que o caso seja acompanhado desde primeiro momento, que existam pontos de contacto regulares e que exista um compromisso fechado de prazo para a resolução do problema. E esse fecho tem de ser efetivo. Por último espera-se que a resposta seja uníssona e coerente ao que foi perguntado e/ou reclamado.
Se estes pontos forem respeitados, a grande maioria das experiências entre marcas e consumidores acabam por ser positivas e uma boa experiência no
atendimento pode reverter todo o sentimento em relação à empresa, no geral. É simples fazer isto: basta ouvir os consumidores e ter respeito pelas suas dúvidas. Se as marcas tiverem esse cuidado, as respostas aparecem naturalmente.
Joana Carravilla, Country Manager Iberia da Elife, no Imagens de Marca

Assine a nossa Newsletter

Junte-se aos profissionais que subscrevem a nossa newsletter e receba conteúdos todos os meses sobre social media e tecnologia.