Elife desenvolve o primeiro bot para o mercado global

Publicado por

Publicado a Junho 28, 2019

 

Trabalho desenvolvido para a Bershka – marca de roupa espanhola – está disponível em dois idiomas: inglês e espanhol

 

Pela primeira vez, a Elife – pioneira em Inteligência de Mercado e Gestão do relacionamento nas Redes Sociais, com presença no Brasil, México e Península Ibérica – estreia-se no desenvolvimento de um chatbot para o mercado global. O trabalho foi desenvolvido para a Bershka e já está disponível no Facebook Messenger em dois idiomas: inglês e espanhol. O objetivo foi o de criar uma estrutura de atendimento que une um questionário dinâmico de seleção simples – que será respondido por inteligência artificial – e a interação com um colaborador da marca de roupa para questões mais complexas através do telefone.

 

De entre as várias potencialidades, destaque-se, por exemplo, a possibilidade de os utilizadores poderem visualizar notícias sobre produtos das categorias do seu interesse (com integração no feed do Facebook), de acordo com o país onde se encontram. Já a cada duas ou três semanas, a marca vai colocar em destaque um influenciador ou uma celebridade com quem mantêm uma relação próxima para divulgação das preferências de estilo e dicas de moda e beleza. Além disso, existe a possibilidade de se saber mais sobre as performances Bershka On Stage – um conjunto de concertos com uma coleção de roupa associada.

 

No bot desenvolvido pela Elife, há ainda um menu de FAQ’s, com dúvidas frequentes sobre compra on-line ou localização das lojas, entre outras, bem como jogos que mantêm o consumidor a “conversar” com a marca. A plataforma também disponibiliza concursos como o #bershkastyle, que garantem prémios e convidam os utilizadores a interagir em outras redes sociais da marca. Finalmente, os consumidores têm a possibilidade de explorar o Join Life, através de dicas de como cuidar da roupa e com informações sobre o programa de sustentabilidade de recolha de roupa usada.

 

O atendimento digital como ferramenta de marketing

Até ao momento, a Elife já desenvolveu três dezenas de chatbots para clientes como Super Bock, IKEA e Continente. Estes apresentam-se como programas que conseguem entender as solicitações dos humanos e responder em real time, durante 24 horas todos os dias. Isto permite uma maior proximidade com o público-alvo e, assim, criar mais engagement com os consumidores, bem como fidelizar o cliente no exato momento de tomada de decisão ou no momento de procura de uma determinada informação.

 

Segundo a Chatbot Magazine, 46 por cento das pessoas preferem mensagens de texto ao telefone ou ao e-mail. Não será por acaso que se prevê que, em 2024, o mercado dos bots esteja avaliado 994,5 milhões de dólares. Por outro lado, 80 por cento das empresas de consumo mundiais afirmaram querer integrar esta tecnologia nas suas páginas de Facebook até 2020, sendo que o número total já atingiu os 300 mil bots em 200 países. Esta é, assim, a “montra” ideal para as marcas desenvolverem relações mais próximas com os clientes, enquanto otimizam custos operacionais.