Google My Business Buzzmonitor

Por que é que responder a online reviews dos seus clientes é importante?

Quantas vezes ouviu falar de um bom restaurante numa conversa entre amigos, mas antes de o visitar, decidiu saber um pouco mais sobre o local e fez uma pesquisa no Google? Mesmo que esteja só à procura de informações básicas como morada e horário de funcionamento, temos a certeza que não dispensa a leitura de algumas das críticas deixadas nos espaços online dos negócios. Para quê ter uma surpresa desagradável quando se pode precaver lendo alguns comentários doutros consumidores? É sempre bom saber o que esperar. Daí que boas reviews e, sobretudo, boas interações com o público sejam tão importantes. Estas interações são, muitas vezes, o primeiro contacto que muitos utilizadores têm com as empresas que procuram.
Um estudo da BrightLocal descobriu que 84% dos consumidores confia tanto em opiniões online quanto em opiniões pessoais, de pessoas que efetivamente conhecem. Isso significa que o impacto das classificações e comentários que vão ver nas plataformas online da sua marca pode ser determinante na hora de fazer uma escolha, já que 74% dos consumidores dizem que críticas positivas os fazem confiar mais em negócios locais.
 
Porquê responder às reviews?
 
As reviews de clientes, positivas ou negativas, são uma conversa de dois sentidos entre os consumidores e os business owners. E qual a melhor forma de obter reviews online do que respondê-las? Responder a críticas não só valida a opinião do consumidor como é uma boa forma de agradecer o seu apoio, influenciando outros clientes a escreverem as suas reviews. Por outro lado, dar resposta a críticas negativas é importante para demonstrar a atuais e futuros clientes que há interesse, por parte dos negócios, de melhorar e resolver os problemas dos seus consumidores.
Adicionalmente, responder aos comentários deixados pelos seus clientes, sendo eles bons ou maus, é uma forma de melhorar o seu SEO uma vez que as reviews representam 15,44% de como o Google classifica uma empresa local.
Por outras palavras, responder a reviews é a melhor forma de investir na sua reputação online e garantir que as primeiras impressões que os consumidores têm do seu negócio é positiva.
É neste sentido que o Buzzmonitor permite, agora, monitorizar e responder aos comentários deixados no seu Google My Business, a ferramenta do Google que permite o destaque das informações básicas do seu negócio e que contém uma secção de comentários e classificações.
Utilize o Buzzmonitor para agregar toda a gestão e monitorização dos seus espaços online e assegure uma resposta uniforme e eficaz aos desafios digitais da sua marca!
 
Saiba mais sobre o Buzzmonitor.
 
 
 
 
Referências:
20 Online Reputation Statistics That Every Business Owner Needs to Know. Obtido de Forbes: https://https://www.forbes.com/sites/ryanerskine/2017/09/19/20-online-reputation-statistics-that-every-business-owner-needs-to-know/#767e3203cc5c
Khalid Saleh. The Importance Of Online Customer Reviews [Infographic]. Obtido de Invesp: https://www.invespcro.com/blog/the-importance-of-online-customer-reviews-infographic/
Google Confirms Responding to Reviews Improves your Local SEO. Obtido de Chatmeter: https://www.chatmeter.com/blog/google-confirms-responding-to-reviews-improves-your-local-seo/
Matt Bowman. Online Reviews and Their Impact on the Bottom Line. Obtido de Forbes: https://www.forbes.com/sites/forbesagencycouncil/2019/01/15/online-reviews-and-their-impact-on-the-bottom-line/#27f59f45bdeb

Assine a nossa Newsletter

Junte-se aos profissionais que subscrevem a nossa newsletter e receba conteúdos todos os meses sobre social media e tecnologia.