8 Vantagens de ter um Chatbot na Intranet

Publicado por

Publicado a Agosto 8, 2019

Como os chatbots podem aumentar a produtividade dos seus colaboradores na intranet

 

A principal tarefa de uma intranet é fornecer aos utilizadores informações internas da forma mais rápida e fácil possível, assim como permitir que tenham uma comunicação integrada e uníssona entre todas as áreas da empresa. 

 

Um chatbot pode ser uma grande ajuda quando se trata de melhorar os processos internos e aumentar o envolvimento dos colaboradores. Este permite que o colaborador tenha de imediato respostas às questões que coloca, num formato mais apelativo e natural: o diálogo digital ou chat. Isso ajuda os colaboradores a otimizar o uso da intranet e melhorar a sua produtividade operacional.

 

Veja algumas das vantagens que os chatbots podem trazer à sua intranet:

 

   1. Um chatbot adaptado à sua intranet
Um chatbot pode ser desenvolvido em diversas plataformas como: Sharepoint, Workplace, SamePage, entre outras. E cada projeto pode ser adaptado e personalizado à intranet de cada empresa

 

   2. Questões respondidas em real-time
Quando queremos uma resposta rápida a uma questão, um chatbot pode fornecê-la sem exigir que percorramos qualquer navegação ou que esperemos a resposta de outro colaborador. Basta escrever a pergunta e, se ela estiver nas FAQs treinadas no sistema de diálogo inteligente, o chatbot responde em real-time.

 

   3. Proximidade e comunicação unificada
Comunicados e mudanças de processos ou políticas na empresa podem ser apoiados por chatbots, pois estes, de forma rápida e fácil e num tom de voz adaptado e apelativo, responderão às perguntas mais diretas dos colaboradores e reduzirão o volume de e-mails e conversas de corredor.

 

   4. Acesso integrado a diferentes sistemas
A sua empresa pode usar diversos sistemas para acompanhar as informações e processos: intranet, sistemas de partilha de ficheiros, CRM, Google Calendar para gestão de reuniões, etc… Um chatbot pode ser integrado para obter as informações que for preciso de uma variedade de sistemas e entregá-las para o colaborador em forma de diálogo.

 

   5. Preenchimento e submissão de formulários de forma ágil através de chat
Diversos procedimentos nas empresas envolvem o preenchimento e envio de formulários como: requisição de férias, materiais de escritório ou abertura de vagas. Esses processos podem ser automatizados num chatbot. As respostas seguem automaticamente para a pessoa responsável.

 

   6.Pesquisas de Opinião
Através do chatbot sua empresa pode realizar pesquisas e inquéritos com os colaboradores. O chatbot pode proativamente iniciar um questionário por diálogo com o utilizador e, ao fim, enviar suas respostas para o setor responsável.

 

   7. Um treinador virtual
Formar colaboradores pode ser um processo desafiante para muitos gestores. O chatbot pode ser o apoio ao novo colaborador, oferecendo tutoriais e respondendo dúvidas recorrentes e básicas sobre produtos, serviços e processos.

 

   8. Rápido acesso à informação

Internet lenta não é um obstáculo para um chatbot, uma vez que as interfaces de utilizador são baseadas em texto nas trocas de mensagem num chat consomem muito poucos dados. 

 

 

Quer ter um chatbot na sua intranet? Vamos conversar.