As Push Notifications serão pagas no Facebook Messenger

Publicado por

Publicado a Setembro 11, 2019

A partir de 15 de janeiro de 2020, o Facebook Messenger terá algumas mudanças que impactam as páginas de empresas que realizam atendimento através da rede social. Em comunicado oficial divulgado em setembro, a marca anunciou alterações no envio de notificações push, entre outras.

 

Push Notifications serão pagas

A principal novidade é que as notificações push promocionais enviadas por páginas serão pagas.  A criação desse tipo de notificação, tanto o design e conteúdo como a segmentação de público, passará a ser feita no Gerenciador de Negócios do Facebook.

Apesar de significar um novo investimento para as marcas, essa mudança facilita a criação de notificações, dispensando a atuação de uma equipe de TI, por exemplo.

 

Notificações push gratuitas para páginas de notícias

Há, porém, um outro caminho para as páginas que quiserem enviar notificações push de forma gratuita: terão de ser categorizadas como páginas de notícias. Para realizar essa mudança, é preciso fazer uma aplicação e passar pela aprovação do próprio Facebook, que deve avaliar se o canal é de fato noticioso.

As páginas de notícias, por outro lado, não podem enviar notificações push de caráter publicitário ou promovendo as próprias marcas. Devem seguir as orientações de conteúdo específicas para esse tipo de conteúdo, que proíbem a divulgação de promoções.

 

Novos limites nas respostas para usuários

As outras mudanças divulgadas pela empresa são voltadas para práticas de Atendimento (CRM) no Messenger, como uso de message tags, e alterações no tempo e quantidade de respostas que as empresas têm para interagir com usuários. Segundo o comunicado do Facebook, todas as alterações têm o objetivo de melhorar a experiência dos usuários na interação com páginas de empresas na rede social.

 

Um diferencial para quem possui Chatbots

Com as Push Notifications oficialmente no portefólio de serviços de media do Facebook, cada vez mais marcas irão investir neste reurso. Consequentemente haverá um aumento significativo nas interacções com as marcas por mensagens privadas. As marcas que tiverem um chatbot ativo irão sair na frente pois conseguirão responder as questões mais recorrentes instantanemante de forma automatizada, 24 horas por dia, 7 dias na semana.

 

Saiba mais sobre os chatbots.