Marketing de Influência: O Buzzmonitor ajuda-o a fazer a escolha certa

Publicado por

Publicado a Setembro 18, 2019

Os influenciadores estão a ganhar cada vez mais espaço nas redes sociais e atenção por parte dos internautas. Por isso, existe uma preocupação em fazer parcerias com os influencers, pois são um ótimo veículo de divulgação de produtos ou serviços. 

O Marketing de Influência é, portanto, uma estratégia que permite atingir o público-alvo de uma forma fácil e também gera confiança na sua marca, influenciando a decisão de compra. No entanto, não se deve escolher um influencer com base apenas no número de seguidores, número de likes ou na taxa de engagement.

É importante fazer uma escolha responsável, tendo em atenção a sua reputação nas redes sociais e verificando se os valores da sua marca estão alinhados com os valores do influenciador. Através do Buzzmonitor, é possível fazer uma monitorização que permite extrair as informações necessárias para que possa fazer a escolha certa.

A Elife España utilizou a plataforma para saber mais sobre os três apresentadores mais influentes de Espanha: Pablo Motos, Jorge Javier e Bertin Osborne. Os seus programas são transmitidos em horário nobre, contando com uma grande audiência. São, por isso, celebridades às quais as marcas prestam muita atenção. Mas será que a sua personalidade, ideais e declarações se encaixam naquilo que elas procuram?

O estudo da Elife España conseguiu tirar inúmeras conclusões não só sobre os apresentadores, mas também sobre os seus públicos.

 

Bertín Osborne, Pablo Motos, Jorge Javier Vázquez

 

Em que consistiu o estudo?

Utilizando o Buzzmonitor, foi feita uma monitorização das palavras relacionadas aos apresentadores durante um período de dois meses (1 de julho a 31 de agosto de 2019). Foi selecionada esta amostra porque os apresentadores se encontravam de férias, evitando-se assim que os conteúdos dos seus programas contaminassem os resultados.

Através da monitorização, foram recolhidas todas as publicações que mencionavam os apresentadores. 

 

evolutivo volumen julio y agosto de los 3 presentadores

Volume evolutivo de julho a agosto dos 3 apresentadores

 

Mediante um leque tão variado, o Buzzmonitor permitiu saber quais foram os termos mais repetidos, associados a cada um dos perfis.

Top Terms asociados a Pablo Motos de los meses de julio y agosto

Termos associados a Pablo Motos

Top Terms asociados a Jorge Javier de los meses de julio y agosto

Termos associados a Jorge Javier

Top Terms asociados a Bertín Osborne de los meses de julio y agosto

Termos associados a Bertín Osborne

 

Se analisarmos esses termos, facilmente conseguimos deduzir várias características sobre as personalidades em análise e perceber se existe alguma associação a elas que possa ser prejudicial ou benéfica para a marca.

 

Exemplo de tweet dirigido a Bertin Osborne

 

Com o Buzzmonitor, é também possível analisar o sentimento de todos estes conteúdos e extrair dados sociodemográficos do público-alvo dos influencers (estilo de vida, hobbies, entre outros). Para além disso, a plataforma também permite uma consulta histórica de seis meses, seja sobre uma marca, produto ou influenciador.

evolutivo volumen de conversación sobre Bertín Osborne de los últimos 6 meses

Consulta histórica de 6 meses

 

Utilizar estas metodologias é essencial para que faça uma boa escolha e para evitar uma futura crise de reputação, potenciada por um influencer que pode causar instabilidade, através das suas atitudes, declarações ou até opiniões muito vincadas sobre temas sensíveis.

O Listening é uma excelente ferramenta para  descobrir o que motiva o público e para antecipar aquilo que ele deseja. Agora é fácil conhecer melhor o seu público-alvo e potenciais consumidores, detetar novas oportunidades de negócio e possíveis situações de crise.

A monitorização é  essencial para identificar o influenciador certo, e para melhorar  os seus produtos e serviços, bem como a reputação da sua marca, através de uma análise aprofundada nas redes sociais sobre aquilo que gira em torno da mesma.

Pode consultar aqui as funcionalidades do Buzzmonitor!