elife-logo
Chatbot concept with instant messenger displayed on smart phone

Saiba porque deve incluir o Marketing Conversacional na estratégia da sua empresa!

O Marketing Conversacional é a maneira mais rápida de mover os clientes para o funil de vendas da sua empresa, através do diálogo em tempo real. É capaz de criar relacionamentos e experiências autênticas e é a melhor forma de iniciar uma conversa com os clientes ou compradores.
Ao invés dos utilizadores passarem por formulários de captura de leads, tendo de esperar dias para obter uma resposta, o Marketing Conversacional utiliza mensagens direcionadas e chatbots que interagem com os internautas quando eles se encontram na plataforma da sua empresa. Para além de aumentarem a taxa de engagement, devido à personalização de resposta, ajudam a sua empresa a identificar leads qualificados.
 
O Marketing Conversacional está a alterar o processo de compra dos clientes!
Desde sempre, comercializar e vender são as máximas das empresas. No entanto, elas já não se devem centrar apenas nas suas vendas, mas também nos consumidores, cada vez mais exigentes e informados. Sabemos que, atualmente, as pessoas comunicam sobretudo através de mensagens, que permitem conexões rápidas e fáceis, semelhantes às interações pessoais. Por isso, porque não apostar neste método para comunicar com os consumidores? Os métodos tradicionais já não estão a funcionar, uma vez que as pessoas têm de passar por uma série de etapas para conseguir, por exemplo, comunicar com alguém:
 
fluxo de processo de marketing de conversação
 
Os clientes já não têm tempo para todo este processo, demorado e obsoleto nos dias atuais. Os dados demonstram que:

  • Apenas 43% das pessoas atendem as cold calls
  • A taxa média de abertura dos e-mails caiu para 20%
  • A taxa média de conversão das landing pages é de apenas 2,35%

São, por isso, métodos que implicam um processo frio, impessoal e muito mais complicado para o cliente do que deveria ser.
 
Como deve implementar o Marketing Conversacional na sua empresa?
Para implementar esta estratégia, deve ativar um novo canal gerador de leads que complemente todos os seus esforços de marketing já existentes. Deve apostar no envolvimento, na compreensão e na recomendação, sendo que os chatbots são grandes aliados desta estratégia de marketing.
 
estrutura de marketing conversacional
 
Assim devem funcionar as conversas atualmente para que se construam bons relacionamentos, capazes de mover as pessoas para o seu funil de vendas.
Através do Marketing Conversacional, a sua empresa pode:

  • Envolver os leads através de conversas reais e imediatas, em vez de utilizar formulários de contacto. Os chatbots funcionam 24/7 e, por isso, otimizam o tempo dos consumidores que não têm de esperar para receber informações, envolvendo-se mais com a marca.
  • Entender o que os leads desejam em minutos e não em dias. Os chatbots, desenvolvidos à medida da sua empresa, podem interagir instantaneamente com novos leads e conseguem entender quem são eles e o que procuram. Podem até recomendar os próximos passos para a pessoa em questão e passar a palavra para a sua equipa de vendas ou de suporte.
  • Recomendar o próximo passo adequado para mover os clientes para o funil de vendas. Se os chatbots são ótimos a entender os leads, a interação com humanos é necessária para fechar as vendas. Os chatbots garantem que os leads são direcionados para os colaboradores mais adequados e podem até agendar reuniões para a sua equipa de vendas se poder organizar e concentrar no processo.

 
marketing de conversação vs marketing de entrada
 
Quais são os cinco principais benefícios que o Marketing Conversacional tem para a sua empresa ?

  1. Criação de uma experiência de compra humanizada. Diga “olá” às pessoas que estão a visitar o seu site e permita que elas iniciem uma conversa quando lhes for conveniente.
  2. Aprendizagem mais aprofundada sobre os compradores e clientes. Os formulários recolhem informações de contacto, mas não fornecem o contexto. Através do diálogo, a sua empresa pode entender porque é que o consumidor chegou ao site e que produtos ou serviços são relevantes para ele.
  3. Conversão de mais e melhores leads. Muitos leads não se dão ao trabalho de preencher um formulário e o Marketing Conversacional revela-se uma alternativa bastante apelativa para eles.
  4. Redução do ciclo de vendas, devido ao diálogo instantâneo com os consumidores.
  5. Melhor controlo de todas as etapas do processo de vendas, devido à eficácia dos chatbots na identificação daquilo que os leads procuram e na gestão da organização dos seus colaboradores.

 
Inclua o Marketing Conversacional na estratégia da sua empresa e abra um novo caminho para os seus clientes. Não precisa de remover os formulários das suas plataformas e pode adicionar os chatbots como uma alternativa para os utilizadores, mantendo os seus esforços de marketing anteriores. Aproveite esta recente estratégia, potenciada pela tecnologia, para dar respostas rápidas aos seus visitantes. A sua equipa de atendimento humano precisa de pausas, os chatbots não!
 
 
Referências:
https://www.drift.com/conversational-marketing/
 

Assine a nossa Newsletter

Junte-se aos profissionais que subscrevem a nossa newsletter e receba conteúdos todos os meses sobre social media e tecnologia.