Modelo de Maturidade Digital da Elife: em que etapa a sua empresa se encontra?

Publicado por

Publicado a Novembro 6, 2019

A Elife desenvolveu um modelo de maturidade digital para ajudar as empresas a compreender melhor as fases de evolução da gestão das marcas no digital. Assim, elas podem perceber em que etapa se encontram no processo evolutivo de imersão no ambiente digital.

 

Modelo de Maturidade Digital da Elife

 

Etapas do Modelo de Maturidade

  1. Marca Ouve: Reconheça quem são os stakeholders da sua marca no ambiente digital e como ela é vista pelo público, assim como os seus concorrentes. Entenda quais os pontos fortes e fracos relacionados à sua marca e concorrentes e faça cenários de mitigação.
  2. Marca Estabelece Canais: Estabeleça os canais em que a marca estará presente e determine os objetivos de comunicação, a persona e o tom de voz da sua marca, os stakeholders e as suas reivindicações e cenários de possibilidades. É preciso que exista também um alinhamento entre a presença digital, os objetivos de negócio e como o ROI será aferido nas ações digitais.
  3. Marca Interage com os Consumidores: Os consumidores vão migrar mais rapidamente para o novo canal se existir diálogo aberto com a marca para resolução de problemas, sugestões e todo o tipo de reivindicações. Num primeiro momento, o foco será atendimento a reclamações, mas deve evoluir para um relacionamento a longo prazo com outros focos.
  4. Marca Impulsiona Comunicação: O impulso de media ocorre após um conhecimento aprofundado do ambiente digital, das suas oportunidades e ameaças, além de uma política de Social CRM definida, pois a media estimula a procura por atendimento.
  5. Marca Interage com o Influenciador: O segundo momento do relacionamento é identificar os stakeholders digitais com quem a marca se pode relacionar para a criação ou manutenção de uma reputação positiva a longo prazo.
  6. Marca Interpreta: O ambiente digital vai gerar uma grande quantidade da dados. Por isso, deve selecionar e interpretar somente aqueles que possam contribuir para melhorias e mudanças no negócio do cliente. Esta intepretação pode exigir mudanças estruturais dentro da empresa, como a junção das áreas de SAC, Marketing e Desenvolvimento de Produtos, por exemplo.
  7. Marca Integra Visões: O ambiente digital vai exigir um passo com mais audácia: procurar correlações e criar modelos capazes de prever a evolução estratégica por meio da comparação de dados e índices obtidos de outros locais.

 

O modelo de maturidade é um guia simples e de consulta rápida, que evolui desde a etapa menos madura para a mais madura.