A Elife já desenvolve Bots para WhatsApp!

Publicado por

Publicado a Fevereiro 5, 2020

O WhatsApp Business acaba de abrir a API a brokers certificados para desenvolvimento de chatbots em WhatsApp. Esta é uma grande oportunidade de comunicação com os consumidores. Saiba quais são as vantagens da nova aplicação e porque deve integrá-la na sua estratégia digital.

Para abrir novas possibilidades para o atendimento integrado ao consumidor, foi lançado o WhatsApp Business API, desenvolvido para médias e grandes empresas. A nova aplicação já pode ser integrada com o Buzzmonitor e permite a incorporação de Bots. Prevê-se que o WhatsApp se torne num dos canais preferidos dos consumidores para falar com as empresas. Segundo dados do Público, a aplicação está a conquistar cada vez mais portugueses e, apesar do Facebook ainda ser a rede social dominante, o WhatsApp tem vindo a ganhar terreno.

 

Como funciona o WhatsApp API? 

  • É preciso ter conta oficial do WhatsApp com um broker, sendo que a Elife já tem uma parceria com um broker que tem acesso à API;
  • Esta conta do WhatsApp precisa de estar vinculada ao perfil do Facebook da marca, sendo que este perfil precisa de ser verificado;
  • É possível ter várias linhas, por exemplo, no caso de um grupo que possua várias marcas;
  • Há restrições de uso para alguns segmentos de clientes – verifique a Política Comercial do WhatsApp.

 

WhatsApp Business vs. WhatsApp API

Até agora existia o WhatsApp Business, uma aplicação gratuita que era voltada para as pequenas empresas. A ferramenta facilita a interação com os clientes e fornece funcionalidades que favorecem a automatização e a rápida resposta às mensagens. Os seus recursos permitem às organizações incluir um perfil comercial, podendo exibir informações relevantes, como o endereço, email ou site da empresa, e fornecem estatísticas e ferramentas de mensagens. Porém, a aplicação tem algumas limitações, tais como:

  • Não é possível ter vários utilizadores em simultâneo;
  • Não é possível implementar Bots;
  • Permite automatizar somente algumas respostas;
  • Não pode ser integrada com plataformas de Customer Experience como o Buzzmonitor.

 

 

Porque é que a sua empresa deve ter o WhatsApp API?

A API possibilita que a sua marca tenha uma comunicação de qualidade com os seus clientes. Como pode enviar mensagens proativamente (HSM) e desenvolver um chatbot, a rapidez das respostas vai melhorar a satisfação dos consumidores.

O modelo das mensagens HSM (Mensagens Altamente Estruturadas) tem que ser previamente aprovado pelo WhatsApp e cada HSM enviada tem um custo, mais alto do que receber uma mensagem de um utilizador. A partir do momento em que a sua empresa recebe uma mensagem de um utilizador, uma sessão é aberta e é cobrado um valor único, sendo que a marca tem até 24 horas para enviar uma resposta. Se antes desse tempo limite o utilizador contactar a marca de novo, a sessão renova-se para ter novamente 24 horas para interagir. Se o utilizador não responder dentro das 24 horas, a sessão encerra. Caso ele responda após esse período, uma nova sessão é aberta com uma nova cobrança.

Desta forma, o consumidor é atendido mais rapidamente e as empresas conseguem economizar milhões de euros com call centers, devido à grande probabilidade de migração do consumidor para o novo canal.

 

Imaginemos o caso de uma imobiliária que quer estar presente no WhatsApp…


Os Bots para o WhatsApp devem ser desenvolvidos tendo em conta as necessidades de cada empresa. Imaginemos que uma imobiliária queria utilizar esta nova aplicação: de que forma podia o WhatsApp API aproximar a empresa dos consumidores e que tipo de apoio podia fornecer aos clientes?

Com a possibilidade de automatização, o Bot podia ser programado para ajudar os internautas na pesquisa de um imóvel. Por exemplo, sempre que um utilizador descrevesse a casa que procura, o assistente inteligente podia enviar os imóveis mais recentes que se adequam aos filtros solicitados pelo utilizador. Para além disso, podia direcioná-lo para o site da empresa, recorrendo ao envio de links e imagens.

Com a possibilidade de integração com o Buzzmonitor, todas as conversas podem ser replicadas e acompanhadas na plataforma de Social Media. A qualquer momento o analista pode interferir para assumir o diálogo e o Bot para automaticamente de responder.

Através do WhatsApp API pode aproximar-se dos seus clientes e criar vínculos mais fortes. Não perca a oportunidade de se adequar aos consumidores que procuram respostas rápidas e quase instantâneas. Fale connosco e peça já a sua proposta para que a sua marca também esteja no WhatsApp!