6_relacoesentretermos

Dia dos Namorados não traz buzz às marcas

A Elife realizou um estudo para analisar as redes sociais nas semanas que antecedem o Dia dos Namorados. Apesar de ser uma altura em que os canais digitais estão repletos de campanhas e promoções exclusivas para a ocasião, a Elife observou que o Dia dos Namorados não trouxe buzz às marcas. Saiba quais foram os assuntos mais falados pelos consumidores na véspera do dia 14 de fevereiro. 
 
O estudo centrou-se no Instagram e no Twitter e, através do Buzzmonitor, foram coletados todos os posts e comentários com os termos “Dia dos Namorados”, “Valentine”, “São Valentim” e “14 de Fevereiro”, tendo sido registadas 25199 publicações, somando todos os posts feitos tanto por marcas como por consumidores. O período analisado teve início no dia 25 de janeiro, altura em que começou a surgir um maior volume de publicações e interações relacionadas com o Dia de São Valentim, até ao dia 13 de fevereiro, véspera do Dia dos Namorados. 
Se observarmos o número de posts por dia que incluem os termos monitorizados, constatamos que foi a partir do dia 1 de fevereiro que se começaram a registar mais publicações sobre o Dia dos Namorados, pois é no início do mês que começam a ser partilhadas várias campanhas, descontos e sugestões para o Valentine’s Day. Verifica-se também um sobe e desce entre o dia 1 e 9 de fevereiro, sendo que é a partir do dia 10 que se dá um crescente de publicações. 
O pico é atingido no dia 13 quando foram registadas 2868 publicações associadas sobretudo a promoções e sugestões de última hora.

Gráfico 1: Evolução Diária do número de Publicações

 
É o Instagram quem lidera o número de publicações partilhadas, registando duas vezes mais publicações do que o Twitter. Este resultado deve-se ao facto do Instagram ser a rede social mais utilizada pela maioria das marcas para realizar passatempos e muitos conteúdos voltados à oferta. Já o Twitter, tem uma audiência com uma faixa etária mais baixa e é maioritariamente utilizado pelos consumidores para partilharem a sua opinião ou desejos quanto ao Dia dos Namorados, geralmente recorrendo ao humor. 
 

 

Gráfico 2: Distribuição do número de publicações por Rede Social

 
Em relação à audiência do Twitter que identifica a sua localização e género, foi o Porto a cidade mais romântica de Portugal, com um total de 834 publicações associadas ao Dia dos Namorados. Segue-se a capital Lisboa, com 636 publicações, Coimbra com 224 publicações e Braga com 218. 

Gráfico 3: Número de publicações por cidade

 
Em relação ao género, foi o sexo feminino quem fez mais partilhas relacionadas com o Dia dos Namorados com 2993 publicações. O sexo masculino recebeu apenas 1914 publicações.
 

 

 Gráfico 4: Género do Consumidor

 
No top dos assuntos mais falados, encontramos expressões gerais relacionadas com a data comemorativa, como “amor”, “especial”, “metade”, “fevereiro” e “love”. Apesar de serem visíveis assuntos relacionados com marcas, como “loja”, “encomenda”, “chocolate”, “menu” e “flores”, nenhuma marca está presente no top de assuntos. Ao analisarmos o assunto “oferecer”, que está associado sobretudo a sugestões de oferta, notamos que são as marcas locais que estão em força nas redes sociais, como é o caso de floristas, pastelarias e restaurantes.

Gráfico 5: Assuntos mais falados

 
No que diz respeito aos termos mais utilizados no Instagram e no Twitter, verificamos que o setor da restauração e do alojamento foram os que se destacaram, sendo que estão presentes termos como, por exemplo, “Tártaro de Salmão”, “menu especial”, “reserva”, “night stay” e “2 adultos”. Estão também entre os termos mais repetidos uma marca de vinhos, “José Maria da Fonseca” e a “Esthetics Clouds”, uma clínica de estética do Porto.
 

Gráfico 6: Relação entre termos mais falados

 
A nível de likes, as marcas também ficaram para trás. As publicações que receberam mais “gostos” são proveniente de uma página de humor do Instagram que partilhou, entre outros, um meme que relaciona o Dia de São Valentim com o Coronavírus.

 

Gráfico 7: Post com mais likes

 
Quanto aos meios de comunicação social, foi a NiT que publicou mais notícias relacionadas com o Dia de São Valentim com um total de 20 notícias. Nas suas publicações deu destaque a marcas como El Corte Inglés, Hard Rock Café, Pull & Bear e Hotéis VidaMar. A Revista Visão encontra-se em segundo lugar, com um total de 17 notícias, centrando os seus conteúdos em sugestões de restaurantes e de presentes.

Gráfico 8: Número de publicações em Social News 

 
Veja aqui o dashboard resumo do Dia dos Namorados 2020.
Graças a este tipo de análise de Social Intelligence podemos monitorizar e gerar insights sobre diversos pontos, por exemplo:

  • quem fala sobre a marca e sobre os seus concorrentes
  • sentimento e reputação de uma marca e dos seus concorrentes
  • utilizadores mais comprometidos e ativos
  • conteúdos que funcionam melhor para a marca e para a concorrência
  • alertas e avisos de potenciais crises

 
Contacto: negocios@elifemonitor.com

Assine a nossa Newsletter

Junte-se aos profissionais que subscrevem a nossa newsletter e receba conteúdos todos os meses sobre social media e tecnologia.