Grandes líderes do digital: Satya Nadella, CEO da Microsoft

Publicado por

Publicado a Março 31, 2020

Satya Nadella é CEO da Microsoft desde 2014 e foi o responsável pelo ressurgimento da empresa. Conheça as origens de Satya Nadella e as suas perspetivas futuras para a gigante tecnológica.

 

Quem é Satya Nadella?

Satya Nadella trabalha na Microsoft há 28 anos, mas o seu gosto pela informática surgiu desde cedo.

Nascido na Índia, interessava-se por desporto, especialmente por críquete, que o ensinou a trabalhar em equipa e a criar um sentido de liderança. A informática também esteve desde sempre presente, sendo que Nadella procurava regularmente construir coisas novas.

Acabou por se formar em Engenharia Elétrica, na Universidade de Mangalore. Depois da licenciatura, recebeu uma bolsa e mudou-se para os Estados Unidos para tirar o mestrado em Ciências da Computação na Universidade de Wisconsin-Milwaukee. Nesta altura, começou a trabalhar na Sun Microsystems e mais tarde, em 1992, ingressou na Microsoft.

 

Satya Nadella

 

Enquanto trabalhava integralmente na gigante tecnológica, ingressou no seu segundo mestrado em Administração de Empresas na Universidade de Chicago em 1997.

 

Voava para Chicago às sextas-feiras à noite, assistia às aulas aos sábados e voltava para Redmond (sede da Microsoft) para trabalhar durante a semana.

 

Vários anos depois da sua entrada na empresa, tornou-se CEO e teve de recorrer a toda a sua formação para liderar uma das maiores empresas tecnológicas do mundo.

 

Qual foi o percurso de Satya Nadella na Microsoft?

O percurso de Nadella na Microsoft foi de constante crescimento. Com o passar do tempo, ele passou a gerir várias divisões da empresa. Começou por trabalhar inicialmente no Windows NT, um sistema operacional de referência destinado principalmente a utilizadores corporativos. Já em 1999, foi nomeado vice-presidente do Microsoft bCentral, um serviço para pequenas empresas. Dois anos depois, tornou-se vice-presidente da Microsoft Business Solutions.

Em 2007, foi eleito vice-presidente de Pesquisa e Desenvolvimento da divisão de serviços online da empresa. Posteriormente, atuou como presidente do negócio de servidores e ferramentas da Microsoft. Nadella também foi o vice-presidente executivo responsável pela plataforma de computação em nuvem da empresa. Ao abrir caminho para esta tecnologia, forneceu a infraestrutura necessária para o Bing, Xbox e para o Office 365. 

A 4 de fevereiro de 2014 tornou-se CEO da Microsoft, sendo a terceira pessoa a ocupar o cargo, sucedendo Bill Gates e Steve Balmer.

 

Satya Nadella e Bill Gates

 

Nadella foi um dos primeiros a comentar a sua nomeação e estabeleceu desde logo os objetivos para o seu mandato:

 

Espero que a Microsoft prospere num mundo móvel e que a nuvem seja uma prioridade. (…) A indústria não respeita a tradição; só respeita a inovação.

 

Bill Gates, co-fundador e ex-CEO da Microsoft fez questão de salientar que, nos tempos de mudança que a empresa atravessava, não havia melhor pessoa que Nadella para liderar a empresa. O primeiro CEO da empresa elogiou Nadella e destacou algumas das suas capacidades, afirmando que ele é um líder comprovado, com visão de negócio e capacidade para unir os trabalhadores da Microsoft.

A nomeação de Nadella também foi comentada por Steve Ballmer, que destacou a notável capacidade que o atual CEO tem de ver o que está a acontecer no mercado.

 

O futuro com Satya Nadella

Desde que Nadella assumiu o cargo de CEO, a Microsoft não pára de crescer:

  • Começou por inaugurar o seu serviço na nuvem, o Microsoft Azure;
  • Lançou o Microsoft Office para iPad;
  • Comprou a Mojang, a criadora do Minecraft;
  • Permitiu a utilização de aplicações como o Microsoft Outlook para iPhone e Android;
  • Lançou o Windows 10;
  • Adquiriu o LinkedIn e a Github.

Há vestígios dos progressos do CEO um pouco por todo o lado. Desde a assistente de voz que faz a integração com o assistente digital da Amazon, a Alexa, até à aliança com a Samsung.

O presidente executivo decidiu apostar tudo na cloud e ainda considera este o maior negócio de hardware da Microsoft. A Microsoft criou, em torno do Office e do Azure, o concorrente direto do Amazon Web Services.

 

A construção de uma plataforma em nuvem inteligente, confiável e global é essencial para a nossa missão de capacitar todas as pessoas e organizações do planeta a alcançar mais. Nunca houve um momento melhor para as organizações (…) aproveitarem o novo crescimento e oportunidades com a Microsoft Cloud.

 

Satya Nadella a apresentar Microsoft Cloud

 

Todos estes feitos de Satya Nadella tornaram a Microsoft na empresa mais valiosa do mundo em novembro de 2019, tendo relegado nesta altura a Apple e a Amazon para segundo plano. De acordo com os analistas, a Microsoft deverá alcançar em breve a fasquia do bilião de euros em capitalização bolsista.

Nadella afirma que recentrou o foco da empresa num simples conceito: crescimento equitativo. Para ele, é importante criar riqueza para o mundo à nossa volta e não só para nós próprios. Também se dedica a polir a cultura da Microsoft que sempre viu os seus concorrentes como inimigos.

Com Satya Nadella no cargo, o portefólio da Microsoft tornou-se muito abrangente. No entanto, Raimo Lenschow, analista no Barclays, refere que a empresa não pode cair nos erros de outros tempos. De acordo com o analista, a Microsoft tem um naipe muito apetecível, sobretudo com a aquisição da Mojang, Xamarin, LinkedIn e GitHub. Porém, tem de evitar velhos hábitos como contratos restritivos a longo prazo.

 

Satya Nadella

 

O desafio futuro da Microsoft passa por integrar todas estas novas aquisições. Para ultrapassar todos os desafios, Nadella confia na sua visão e destaca a importância da satisfação dos colaboradores, clientes e parceiros para que a empresa possa progredir. Para ele, um produto com êxito é aquele que também gera êxito à sua volta.

A nova Microsoft está a voltar às suas raízes como empresa de software, que não foi apenas criadora do Windows e do Office. Qual será a próxima novidade que Satya Nadella está a construir para o futuro?

 

 

 

Referências:

https://www.britannica.com/biography/Satya-Nadella

forbes.pt

https://www.theladders.com/career-advice/microsoft-ceo-satya-nadella

https://www.theverge.com/2020/1/21/21071108/microsoft-ceo-satya-nadella-iot-windows-ios-android-future

https://visao.sapo.pt/atualidade/mundo/2014-02-04-quem-e-satya-nadella-o-novo-ceo-da-microsoftf767989/