elife-logo
1

Como ser produtivo em regime de home office?

Para algumas pessoas, trabalhar em casa pode ser muito difícil. Na Elife, o teletrabalho já é uma opção desde 2004 e, por isso, temos algumas dicas para o ajudar a organizar melhor a sua rotina de trabalho.
 
1- Defina o seu local de trabalho
Em primeiro lugar, deve começar por definir um local de trabalho. Estabeleça uma divisão da sua casa como sendo o seu escritório e dê preferência a um local iluminado e sem distrações. Depois, prepare o espaço apenas com os objetos que precisa para realizar o seu o trabalho de forma apropriada. Procure manter sempre o ambiente limpo e organizado.
2- Faça uma programação diária ou semanal
Com o seu espaço já definido e organizado, faça um plano diário ou semanal com todas as tarefas que tem que realizar e estabeleça um tempo limite para as terminar. Uma das vantagens do home office é poder gerir o seu tempo. Desta forma, pode realizar as suas tarefas nos períodos em que é mais produtivo. O importante é manter a consistência e cumprir os horários que estabelecer para manter um fluxo de trabalho e apresentar resultados positivos.
 

 
3- Estabeleça um equilíbrio entre a sua vida pessoal e profissional
Enquanto está trabalhar, procure evitar distrações. Diga “não” à televisão e à rádio e restrinja a utilização do seu smartphone apenas para tarefas relacionadas com o seu trabalho, como realizar ou receber chamadas dos seus clientes. Se tem filhos e está a ser complicado gerir o seu tempo porque eles precisam de ajuda com os exercícios da escola, estabeleça horários para os ajudar. O essencial é criar uma rotina com a sua família para que, enquanto estiver a trabalhar, possa manter o foco e a produtividade, não estando preocupado com outras tarefas pessoais.
4- Dedique algum tempo para si
Entre trabalhar, ajudar os filhos, arrumar a casa ou tratar das refeições, é essencial que dedique algum tempo apenas para cuidar de si. Seja logo de manhã ou ao final do dia, procure ter momentos de relaxamento. Experimente fazer exercícios de respiração ou automassagens de relaxamento. Se gosta de praticar desporto, também pode aproveitar esse tempo para o fazer. A concentração depende diretamente do relaxamento. Não deixe que nenhuma das partes da equação saia prejudicada.
 

 
5- Esteja em contacto com a sua equipa de trabalho
Estar em contacto com os colaboradores da sua empresa é essencial. Fazer vídeo chamadas regulares com a sua equipa não só contribui para um trabalho mais produtivo, como também ajuda no combate ao isolamento social. Evite o contacto apenas por emails ou mensagens e faça videoconferências sempre que achar necessário. O Google deu acesso gratuito aos recursos avançados de videoconferência do Hangouts Meet até 1 de julho. Através deste recurso, as calls podem ter até 100 pessoas e pode adicionar legendas ou partilhar o seu ecrã.
6- Use a roupa adequada
Pijama não combina com home office. As roupas que usamos têm grande influência no nosso comportamento e disciplina. Mesmo que inconscientemente, roupas muito caseiras podem comprometer a seriedade do trabalho e gerar menos produtividade porque são roupas que dão uma ideia de conforto. Procure vestir-se como se fosse para o escritório.
 

 
Coloque em prática estas dicas para garantir uma rotina com qualidade de vida. Se tem as suas próprias técnicas para trabalhar de forma eficiente em home office, partilhe-as connosco!

Assine a nossa Newsletter

Junte-se aos profissionais que subscrevem a nossa newsletter e receba conteúdos todos os meses sobre social media e tecnologia.