elife-logo
Capturar

Analisamos o impacto da pandemia no desempenho das marcas

A “nova realidade” imposta pela pandemia Covid-19 veio alterar o comportamento do consumidor, a maneira como vivemos e os nossos hábitos diários. Logicamente, também teve impacto nas empresas, que tiveram que alterar as suas estratégias, comunicações e formas de trabalhar.
A Elife analisou o desempenho de algumas das marcas que contribuíram na luta contra o Covid-19, de acordo com o estudo: “O consumidor espanhol durante o confinamento”, elaborado pela More Than Research e Toluna. Marcas como o El Corte Inglés, Mercadona, INDITEX, DIA, Amazon e Decathlon estão entre as protagonistas.
Com o Buzzmonitor, analisamos como tem sido o comportamento das marcas no Facebook, durante os últimos dois meses, e como elas adaptaram a sua estratégia e atendimento ao cliente. As marcas analisadas correspondem aos seguintes setores:
Food Retail: Mercadona, DIA
Grandes Superfícies: El Corte Inglés, Decathlon, IKEA
E-commerce: Amazon
Fashion Retail: INDITEX
O estudo analisou o período de 1 de março até 30 de abril de 2020. Focamo-nos em analisar as seguintes métricas do Facebook para cada marca:
 

  • Quantidade de posts publicados pela marca


 

  • Evolução das interações


 

  • Evolução do Engagement


 

  • Top Posts realizados pela marca: os quatro que tiveram melhor desempenho durante os meses de março e abril.

 

  • Taxa de resposta da marca às interações dos utilizadores


 

  • Tempo médio de resposta


 
Com estas métricas, conseguimos identificar qual foi a estratégia implementada por cada marca, o comportamento por setor e até oportunidades de melhoria. Estes são alguns dos insights e conclusões que determinamos para cada setor:
Food Retail: foi o setor que registou mais menções no Facebook.
E-Commerce: a Amazon posiciona-se como a marca que teve o melhor tempo médio de resposta.
Fashion Retail: apesar de ter participado bastante na luta contra o Covid-19, nas redes sociais continuaram com a sua estratégia de awareness.
Grandes Superfícies: a sua estratégia foi a de aumentar a frequência de publicações com conteúdos destinados a promover, subtilmente, os seus produtos para a sua utilização durante o confinamento.
Pode analisar isto e muito mais com o Buzzmonitor. Agende uma demonstração connosco aqui.
Quer saber mais? Clique aqui para descarregar o estudo. 

Assine a nossa Newsletter

Junte-se aos profissionais que subscrevem a nossa newsletter e receba conteúdos todos os meses sobre social media e tecnologia.