O que vai mudar com o Facebook Shops?

Publicado por

Publicado a Maio 28, 2020

O Facebook anunciou o lançamento do Facebook Shops para ajudar as pequenas empresas a vender online. Mark Zuckerberg afirmou que este é o maior passo que a empresa já deu para unificar o comércio eletrónico. Mas afinal, o que vai mudar com o Facebook Shops?

Com a pandemia, as pequenas empresas de todo o mundo estão a enfrentar dificuldades com o encerramento das lojas. Foi neste sentido que surgiu o Facebook Shops, sendo que o seu principal objetivo é facilitar o contacto com os clientes e as compras e vendas online. A ferramenta chegará a todo o mundo durante os próximos meses e vai permitir que as marcas criem uma loja online diretamente no Facebook, de uma forma simples e gratuita.

As marcas vão poder escolher os produtos que querem exibir no seu catálogo e personalizar a aparência da loja. Os utilizadores poderão encontrar a loja na página do Facebook ou do Instagram, navegar pela coleção e salvar os produtos que são do seu interesse para depois realizar o pedido.

 

 

Para além disso, as lojas estarão integradas com o Messenger, WhatsApp ou Instagram Direct para que os utilizadores possam fazer perguntas, obter suporte, acompanhar entregas, entre outros. Pretende-se que no futuro seja possível fazer compras diretamente através das aplicações de mensagens.

O Facebook não está só a investir no Facebook Shops, mas também noutros recursos, como:

 

Instagram Shop

Durante o Verão, o Facebook pretende lançar o Instagram Shop que irá permitir aos utilizadores descobrir e comprar produtos através do Instagram Explore. Os utilizadores vão poder navegar pelas seleções das suas marcas e criadores preferidos, filtrar produtos por categorias e comprar diretamente na plataforma.

 

Compras ao vivo

O objetivo é que seja possível comprar produtos em tempo real enquanto os utilizadores assistem às lives das marcas. Os produtos serão mostrados na parte inferior do vídeo e as pessoas vão ter a possibilidade de clicar para saber mais ou comprar.

 

Programas de Fidelidade

O Facebook também está a testar programas de fidelização para permitir que os utilizadores ganhem recompensas das empresas que mais gostam. Está também a explorar maneiras de ajudar as pequenas empresas a criar, gerir e exibir um programa de fidelidade no Facebook Shops.

 

Outras funcionalidades

Para melhorar a experiência do consumidor, vão ainda estar disponíveis funcionalidades de inteligência artificial, realidade aumentada, efeitos 3D e ainda um AI Fashion Advisor.

 

Assista ao live em que Mark Zuckerberg falou dos novos recursos.