Case Volkswagen: Aproveitar memes para gerar envolvimento com os consumidores

Publicado por

Publicado a Junho 11, 2020

Aproveitar tendências e memes que circulam nas redes sociais pode ajudar as marcas a aproximarem-se dos consumidores e a gerar engagement. Um story publicado pela Volkswagen, no dia 7 de maio, é um exemplo disso.

 

Desafio

Circulava pelo Instagram um desafio em que os utilizadores teriam de escolher os seus itens preferidos entre os vários apresentados, até chegar à “final”, em que seria escolhido um campeão.

A equipa de analistas da Elife, sempre atenta aos memes que circulam na internet, sugeriu à Volkswagen que aproveitasse o desafio. A marca acabou por publicar stories para estimular os clientes a participarem na campanha, publicando o print do desafio para que eles pudessem escolher o seu veículo preferido.

 

Processo

A Volkswagen publicou o desafio nos stories do Instagram, estimulando os seguidores a fazerem o mesmo. Veja a resposta de alguns seguidores:

 

Story original:

Respostas:

  

 

 

Resultado

As diversas respostas dos seguidores não só confirmaram o sucesso da publicação, como também fizeram com que a marca conhecesse os veículos preferidos do público.

O story teve mais de 15.000 impressões e gerou picos de engagement que o colocou entre os top 10 stories do mês no Instagram da marca.

 

Parabéns equipa Elife e Volkswagen!

 

Analista: Bianca da Silva Pinto

Gerente: Thaís de Freitas

Equipa: Volkswagen