Publicado por Luís Gouveia
Publicado a Setembro 1, 2020
Agora que estamos em época de férias, pós-confinamento, a Elife quis conhecer a performance das regiões de turismo nas redes sociais.
Vamos descobrir quais as regiões de Portugal com melhores métricas de performance?
O turismo em Portugal cresceu significativamente nos últimos anos. Em 2019 foram registados um total de:
(Fonte: Turismo de Portugal, 2020).
Neste verão, o turismo em Portugal está a ser severamente afetado como consequência da pandemia provocada pela Covid-19, por isso fomos analisar a performance das regiões turísticas de Portugal no Facebook, apresentando uma análise comparativa da performance destas regiões, quando o país lida ainda com alguns surtos de infetados com Covid-19.
Para este estudo, foram monitorizadas as páginas de Facebook das 7 Entidades Regionais de Turismo de Portugal (NUTS II) , para avaliar quais os destinos/zonas mais faladas nesta rede social.
Foram avaliadas as páginas de Facebook das Regiões de Turismo de 1 a 31 de julho.
Nota: os dados utilizados neste estudo são públicos e foram obtidos através da plataforma própria da Elife: Buzzmonitor.
A Elife utilizou o Buzzmonitor na recolha, tratamento da informação e análise de dados públicos das marcas selecionadas.
Algumas das métricas avaliadas:
Plataforma online de Business Intelligence do grupo Elife utilizada para o estudo e que possui as seguintes funcionalidades:
A página de Turismo da Região da Madeira obteve o maior pico de crescimento (0,85%) na semana de 22 a 28 de julho, conseguindo nessa semana mais 1702 novos fãs.
Verificamos que as páginas das regiões dos Açores, Lisboa, Centro e Alentejo praticamente não sofreram variação no número de fãs, no período analisado (entre 0% a 0,2%).
A Página de Turismo da Região de Lisboa que tem o maior número de fãs obteve o maior número de interações (112 947), em comparação com a Página do Algarve (2 403).
A Página de Turismo do Alentejo não tem atendimento digital / resposta aos comentários.
A Página da Zona Centro prestou o maior número de atendimentos / respostas (58/344 comentários).
Na análise ao volume de interações (total de comentários, partilhas e reacções) verificamos que a página oficial do Turismo de Lisboa, que liderou com um total de 112 947 interações, sofreu uma descida no número de interações entre os dias 17 a 28 de julho.
A página da Madeira com uma média de 1 580 interações por dia sofreu algumas variações ao longo do mês, tendo alguns picos de interações nos dias 8, 13, 16, e 23 de julho.
As restantes regiões sofreram pequenas alterações no volume de interações, e apenas o Algarve se manteve praticamente constante com uma média de 77,5 interações por dia.
Durante o período de tempo analisado, verificando que a página do turismo dos Açores obteve o maior crescimento na semana de 22 a 28 de Julho (71 por cada 1000 fãs). Por outro lado, a página do Algarve sofreu uma diminuição na sua taxa de engagement médio (-54.56 %).
Com valores mais baixos de engagement verificou-se a página do turismo do Alentejo que se manteve praticamente constante ao longo do período analisado (0.538).
Analisando a taxa de engagement por tipo de publicação verificamos que nas páginas de Turismo dos Açores, Madeira, Lisboa e Alentejo os post com fotografias obtiveram um maior nível de engagement.
Enquanto que nas páginas de turismo do Algarve e do Centro, as publicações com links obtiveram uma maior performance.
Os top posts da Região de Turismo dos Açores que lideram com maior número de interações e de engagement são referentes à paisagem na Ilha das flores e à montanha do Pico. Na página oficial do Turismo da Madeira, os top posts são referentes a dois importantes locais turísticos da ilha, Câmara de Lobos e a praia do Seixal, representando um convite para uma visita.
Os top posts com maior número de interações e de engagement da Região de Turismo do Alentejo foram dois posts dirigidos ao mercado Alemão.
No caso da Região do Algarve em primeiro lugar o TOP Post foi referente ao sucesso nas redes sociais do vídeo promocional “O Algarve fica-te bem” partilhado em direto na página de Facebook no dia 4 de Julho, em segundo lugar um post relativo ao comunicado do Presidente do Turismo do Algarve sobre a decisão do governo britânico que colocou Portugal – e o Algarve – fora dos corredores aéreos isentos de quarentena.
Os posts com maior número de interações e de engagement da Região de Turismo de Lisboa foram em primeiro lugar uma foto do Elevador de Santa Justa e, em segundo lugar um post relativo à Praça do Comércio.
No caso da Região do Porto e Norte em primeiro lugar o TOP Post foi referente ao vídeo a promover o site O Norte é lá em cima, que através de um live chat ajuda a encontrar uma “experiência de topo: um local, alojamento, aventura, serviço ou mesmo uma iguaria.” E, seguidamente um vídeo que promove um dos trajetos ferroviários mais emblemáticos da rede ferroviária portuguesa, o Comboio MiraDouro.
Nos dois top posts com maior número de interações e de engagement do Turismo do Centro, está em primeiro lugar o post referente à inauguração dos passadiços das Fragas de São Simão e em segundo lugar uma publicação referente à Serra da Estrela.
Se quiser receber o estudo completo envie um email para negocios@elifemonitor.com ou preencha o formulário aqui!
Graças a este tipo de análise de Social Intelligence podemos monitorizar e gerar insights sobre diversos pontos, por exemplo:
Contacto: negocios@elifemonitor.com
Estudo realizado por: Manuela Martins; manuela.martins@elifeportugal.com