Estudo: Regiões de Turismo em Portugal Julho 2020

Publicado por

Publicado a Setembro 1, 2020

Agora que estamos em época de férias, pós-confinamento, a Elife quis conhecer a performance das regiões de turismo nas redes sociais.

Vamos descobrir quais as regiões de Portugal com melhores métricas de performance?

 

Enquadramento

O turismo em Portugal cresceu significativamente nos últimos anos. Em 2019 foram registados um total de:

  • 27 milhões de hóspedes (um crescimento de 7,2% em relação a 2018 – dos quais, 16,3 milhões são estrangeiros. 
  • 69,8 milhões de dormidas (48,8 milhões de dormidas de estrangeiros e 21,1 milhões de dormidas de portugueses).

(Fonte: Turismo de Portugal, 2020). 

Neste verão, o turismo em Portugal está a ser severamente afetado como consequência da pandemia provocada pela Covid-19, por isso fomos analisar a performance das regiões turísticas de Portugal no Facebook, apresentando uma análise comparativa da performance destas regiões, quando o país lida ainda com alguns surtos de infetados com Covid-19.

 

Sobre o Estudo

Para este estudo, foram monitorizadas as páginas de Facebook das 7 Entidades Regionais de Turismo de Portugal (NUTS II) , para avaliar quais os destinos/zonas mais faladas nesta rede social.

Foram avaliadas as páginas de Facebook das Regiões de Turismo de 1 a 31 de julho.

Nota: os dados utilizados neste estudo são públicos e foram obtidos através da plataforma própria da Elife: Buzzmonitor.

              

 

Metodologia

A Elife utilizou o Buzzmonitor na recolha, tratamento da informação e análise de dados públicos das marcas selecionadas.

Algumas das métricas avaliadas:

  • Total de fãs das páginas;
  • Total de interações;
  • Melhores publicações (Top Post);
  • Engagement da página de cada região;
  • Top Posts (publicações com mais interações, organizadas de forma decrescente)
  • Distribuição de reações.

 

BuzzMonitor

Plataforma online de Business Intelligence do grupo Elife utilizada para o estudo e que possui as seguintes funcionalidades:

  • Listening: permite monitorizar as redes sociais de marcas, benchmarking concorrência, análise de tendências, hashtags, campanhas etc. 
  • Atendimento / Customer Care: Responder de forma integrada nas várias redes sociais, incluindo Google My Business, WhatsApp e email.
  • Analytics: Obter as métricas de performance do conteúdo nas várias redes.
  • Publicador: Para gerir e agendar conteúdos a publicar nas redes sociais.
  • Dashboards personalizados: a criação de dashboards personalizados actualizados em tempo real.

 

Resultados

Número Total de Fãs

 

Crescimento de Fãs

A página de Turismo da Região da Madeira obteve o maior pico de crescimento (0,85%) na semana de 22 a 28 de julho, conseguindo nessa semana mais 1702 novos fãs.

Verificamos que as páginas das regiões dos Açores, Lisboa, Centro e Alentejo praticamente não sofreram variação no número de fãs, no período analisado (entre 0% a 0,2%).

 

Visão Geral das Interações 

A Página de Turismo da Região de Lisboa que tem o maior número de fãs obteve o maior número de interações (112 947), em comparação com a Página do Algarve (2 403).

 

Atendimento por Região

A Página de Turismo do Alentejo não tem atendimento digital / resposta aos comentários.

A Página da Zona Centro prestou o maior número de atendimentos / respostas (58/344 comentários).

 

Evolução Diária das Interações

Na análise ao volume de interações (total de comentários, partilhas e reacções) verificamos que a página oficial do Turismo de Lisboa, que liderou com um total de 112 947 interações, sofreu uma descida no número de interações entre os dias 17 a 28 de julho.

 

A página da Madeira com uma média de 1 580 interações por dia sofreu algumas variações ao longo do mês, tendo alguns picos de interações nos dias 8, 13, 16, e 23 de julho.

 

As restantes regiões sofreram pequenas alterações no volume de interações, e apenas o Algarve se manteve praticamente constante com uma média de 77,5 interações por dia.

 

Evolução Semanal do Engagement*  

* Engagement para cada 1.000 fãs: (Total do engagement das  interações  / 1.000).

Durante o período de tempo analisado, verificando que a página do turismo dos Açores obteve o maior crescimento na semana de 22 a 28 de Julho (71 por cada 1000 fãs). Por outro lado, a página do Algarve sofreu uma diminuição na sua taxa de engagement médio (-54.56 %). 

Com valores mais baixos de engagement verificou-se a página do turismo do Alentejo que se manteve praticamente constante ao longo do período analisado (0.538).

 

Engagement por Tipo de Publicação *

* Engagement para cada 1.000 fãs: (Total do engagement das  interações  / 1.000).

Analisando a taxa de engagement por tipo de publicação verificamos que nas páginas de Turismo dos Açores, Madeira, Lisboa e Alentejo os post com fotografias obtiveram um maior nível de engagement. 

Enquanto que nas páginas de turismo do Algarve e do Centro, as publicações com links obtiveram uma maior performance.

 

TOP Posts – Açores e Madeira

Os top posts da Região de Turismo dos Açores que lideram com maior número de interações e de engagement são referentes à paisagem na Ilha das flores e à montanha do Pico. Na página oficial do Turismo da Madeira, os top posts são referentes a dois importantes locais turísticos da ilha, Câmara de Lobos e a praia do Seixal, representando um convite para uma visita.

 

TOP Posts – Alentejo e Algarve

Os top posts com maior número de interações e de engagement da Região de Turismo do Alentejo foram dois posts dirigidos ao mercado Alemão.

No caso da Região do Algarve em primeiro lugar o TOP Post foi referente ao sucesso nas redes sociais do vídeo promocional “O Algarve fica-te bem” partilhado em direto na página de Facebook no dia 4 de Julho, em segundo lugar um post relativo ao comunicado do Presidente do Turismo do Algarve sobre a decisão do governo britânico que colocou Portugal – e o Algarve – fora dos corredores aéreos isentos de quarentena.

 

TOP Posts – Lisboa e Porto

Os posts com maior número de interações e de engagement da Região de Turismo de Lisboa foram em primeiro lugar uma foto do Elevador de Santa Justa e, em segundo lugar um post relativo à Praça do Comércio. 

No caso da Região do Porto e Norte em primeiro lugar o TOP Post foi referente ao vídeo a promover o site O Norte é lá em cima, que através de um live chat ajuda a encontrar uma “experiência de topo: um local, alojamento, aventura, serviço ou mesmo uma iguaria.” E, seguidamente um vídeo que promove um dos trajetos ferroviários mais emblemáticos da rede ferroviária portuguesa, o Comboio MiraDouro.

 

TOP Posts – Centro

Nos dois top posts com maior número de interações e de engagement do Turismo do Centro, está em primeiro lugar o post referente à inauguração dos passadiços das Fragas de São Simão e em segundo lugar uma publicação referente à Serra da Estrela.

 

Emojis Mais Utilizados

 

Conclusões

  • A página oficial do Turismo de Lisboa tem uma base de fãs bastante superior (794k) em relação às restantes regiões turísticas, observando-se também por ser a página com maior número de interações (113k). 

 

  • No entanto, a página de Turismo do Alentejo que regista um segundo maior número de fãs (239k), possui um baixo número de publicações (média de 3 por semana) e não responde aos comentários, por consequência gerou o um número baixo de interações (6k) e engagement (0,03 para 1000 fãs).

 

  • A página do Turismo da Madeira registou o pico mais acentuado em crescimento de fãs na semana de 22 a 28 de julho com 1702 novos fãs, gerando em volume de interações 49k.

 

  • Nas páginas analisadas, verificamos que a página de Turismo da zona Centro é a que mais responde aos comentários embora apenas num total de 17% e, foi a página em que se verificou um maior número de publicações (média 26 por semana), embora se verifique que em termos de interações (14k) e nível de engagement (0,10 para 1000 fãs) a página poderia ter uma maior performance.

 

  • Por outro lado, a página dos Açores que é a segunda página com menor número de fãs (94k), conseguiu superar pelo alcance do maior nível de engagement (0,23 para 1000 fãs) e atingindo um bom nível de interações (quase 26k), demonstrando ser uma página muito dinâmica e uma região de turismo aliciante. 

 

  • Também a página do Algarve surpreendeu por ser a página com menor número de fãs (12k) e que gerou menor número de interações (2k), mas que alcançou uma das melhores taxas de engagement (0,18 para 1000 fãs), derivado do tipo de publicações que faz, como se pode verificar pela performance dos seus Top Posts (engagement de 21 e 16, para 1000 fãs). 

 

  • Por fim, analisado o envolvimento emocional dos fãs das regiões de turismo através do gráfico do emojis, verificamos que no geral os símbolos utilizados foram positivos com corações (Lisboa, Madeira, Centro e Açores). Na região Norte e Porto sobressaiu a Portugalidade com o símbolo PT e ES pela proximidade com Espanha, enquanto que no Alentejo a câmara fotográfica foi o símbolo mais utilizado.

 

 

Se quiser receber o estudo completo envie um email para negocios@elifemonitor.com ou preencha o formulário aqui!

 

Graças a este tipo de análise de Social Intelligence podemos monitorizar e gerar insights sobre diversos pontos, por exemplo:

  • quem fala sobre a marca e sobre os seus concorrentes
  • sentimento e reputação de uma marca e dos seus concorrentes
  • utilizadores mais comprometidos e ativos
  • conteúdos que funcionam melhor para a marca e para a concorrência
  • alertas e avisos de potenciais crises

 

Contacto: negocios@elifemonitor.com

Estudo realizado por: Manuela Martins;  manuela.martins@elifeportugal.com