Publicado por Luís Gouveia
Publicado a Novembro 23, 2020
A pandemia Covid-19 pôs uma grande pressão nas seguradoras, que, como muitos outros setores, tiveram de se adaptar à nova realidade. Como tal, a Elife Portugal decidiu analisar a presença de algumas companhias de seguros nas redes sociais, assim como a opinião do consumidor sobre estas, numa altura em que o “digital” se tornou ainda mais importante.
Foram monitorizados os perfis das marcas nas diferentes redes sociais e menções feitas de forma espontânea entre 15 de outubro e 15 de novembro de 2020. A seleção das marcas a analisar foi feita de acordo com o ranking de seguradoras da ECO, publicado em agosto de 2020.
Para obter uma visão mais ampla do panorama dos grupos seguradores, foram analisados os grupos presentes no Top 4 e as principais companhias que os constituem, totalizando 2892 interações relativas a 13 companhias de seguros.
Clique aqui para receber o estudo completo.
Analisando o gráfico circular, podemos ver que, nas publicações coletadas no período em análise, mais 50% do sentimento relativamente ao tema das seguradoras é positivo (52.5%), seguido de 24.9% de sentimento negativo e 22.5% de sentimento neutro.
Quanto às principais redes, o Facebook está na frente com 77.4% dos posts, em segundo lugar está o Instagram, com 18% , e em terceiro o Twitter, com 4.6%.
O gráfico de evolução diária permite-nos analisar a evolução do número de publicações partilhadas sobre o tema ao longo do período em análise.
A Ageas destacou-se em três momentos diferentes: a 24 de outubro, com o seu post sobre a mudança de hora; a 29 e 30 de outubro, com uma iniciativa do Dia Nacional da Prevenção do Cancro da Mama; e a 31 do mesmo mês, com uma publicação de Halloween.
No dia 2 de novembro, a Allianz também se destacou com a publicação de um Giveaway.
No entanto, o principal destaque vai para o dia 04 de novembro e consequentes, nos quais foi recolhido um número mais elevado de depoimentos relativos ao Grupo Generali, provenientes de uma notícia partilhada no Jornal Económico, intitulada “Generali Seguros avança para despedimento coletivo”.
Com o gráfico organizado por termos, podemos analisar as palavras que foram mencionadas mais vezes, de modo a identificar os principais temas discutidos nos posts recolhidos.
Ao longo do período em análise, os cinco principais temas mencionados foram: “Seguros” e “Seguro”, com 284 (10.2%) e 245 (8.8%) menções, respetivamente; “Saúde”, com 172 menções (6.2%); e “Parabéns” e “Ageas” com 117 (4.2%).
Destaque para Ageas Seguros, que está presente no top 5 de termos mais mencionados e que detém 70 das 117 menções ao termo “Parabéns”. No âmbito da Ageas, este termo foi utilizado maioritariamente para congratular a marca pela sua iniciativa para o Dia Nacional da Prevenção do Cancro da Mama.
Clique aqui para receber o estudo completo.
__________________________________________________________________
Sobre o Buzzmonitor
O Buzzmonitor, plataforma proprietária do Elifegroup é um software de Social Business Intelligence que responde a todas as necessidades do universo de Social Media.
Este software permite acompanhar, em tempo real, o que é dito sobre marcas e/ou temáticas nos espaços digitais, ativar e responder aos consumidores e ainda avaliar a performance dos canais digitais e fazer comparativos com a concorrência.
Para saber mais sobre o Buzzmonitor, basta enviar um email para negocios@elifemonitor.com.
Tags: açoreana, ageas, allianz, europ assistance, fidelidade, fidelidade assistance, generali, grupos seguradores, logo, médis, monitorização, Multicare, ocidental, Ok! Teleseguros, redes sociais, social listening, tranquilidade