elife-logo
Screenshot 2021-05-06 at 11.51.13

Como é que a automatização pode simplificar a tomada de decisões? 

Fonte: Think with Google
Como a pandemia acelera a adoção de comportamentos online, a tomada de decisões do consumidor nunca foi tão complexa. Essas mudanças marcam um momento turbulento para os profissionais de marketing, mas também uma oportunidade – porque os produtos automatizados oferecem uma maneira para as empresas simplificarem a tomada de decisões e economizarem tempo.
Muitos profissionais de marketing têm dúvidas sobre como “abrir mão do controlo” devido à automatização, a sua complexidade ou como ela se articula com as suas próprias funções. Quando implementados estrategicamente, no entanto, os produtos automatizados podem fornecer melhores resultados, tomar decisões mais rápidas e libertar tempo para que os profissionais de marketing forneçam um pensamento estratégico de alto valor. A automatização pode ajudar a alinhar o marketing e os resultados de negócios, especialmente porque permite o envolvimento com a complexidade crescente que vemos no comportamento do consumidor.
 
A automatização dá aos profissionais de marketing espaço para se concentrarem no seu trabalho e gastarem menos tempo em tarefas de baixo valor.
Aqui está o que aprendemos sobre as maneiras mais eficazes de usar a automatização num mundo cada vez mais complexo:
 

Use medição avançada combinada com dados próprios

O ecossistema de publicidade digital está a mudar drasticamente, incluindo o navegador Chrome do Google, removendo o suporte para cookies de terceiros para oferecer uma experiência de utilizador mais privada.
À medida que as novas regulamentações de privacidade entram em vigor, os profissionais de marketing precisam de considerar novas maneiras de usar os dados do consumidor.
 

As organizações que conectaram os seus dados primários aumentaram a sua receita em média 2 vezes mais rápido

A medição avançada permite que os profissionais de marketing atribuam melhor a sua atividade de marketing à mudança de posição em resultados de negócios predefinidos. Os dados primários – informações obtidas diretamente dos clientes por meio de CRM, análise de sites, vendas e outras plataformas – são particularmente úteis porque são exclusivos para a sua empresa e fornecem percepções claras sobre os seus clientes. Por exemplo, os dados primários podem ajudá-lo a identificar áreas da jornada do cliente onde a personalização pode ajudar na conversão ou ajudá-lo a construir modelos mais robustos para prever o valor da vida útil.
De acordo com a pesquisa do BCG, as organizações que conectaram os seus dados primários aumentaram a sua receita em média 2 vezes mais rápido e entregaram uma melhoria de eficiência de custo de 1,5 vezes. Isto tornar-se-á cada vez mais importante no cenário regulatório mais amplo, que se está a distanciar dos identificadores no nível do utilizador.
Os dados primários são essenciais para isso, especialmente quando são recolhidos de forma transparente para os utilizadores.
 

Aplique a automatização em toda a jornada do cliente

À medida que os recursos em tempo real avançam, diferentes ferramentas e produtos trabalhando juntos podem gerar um desempenho ainda melhor. A tecnologia agora permite incorporar a automatização em toda a jornada de aquisição do cliente – desde a compreensão de novas tendências nas procuras do consumidor com insights da Pesquisa até à entrega da mensagem certa com Smart Creatives.
Por exemplo, o uso de apostas inteligentes com correspondência ampla, que pode exibir anúncios em pesquisas relacionadas a palavras-chave que não contêm os termos de palavra-chave, demonstrou impulsionar um desempenho muito bom. Para tornar o processo mais simples, novos tipos de campanha automatizados combinam os vários elementos numa ferramenta para anunciantes. E o Smart Shopping usa aprendizagem de máquina em combinação com o seu feed de produtos para criar e exibir uma variedade de anúncios em diferentes redes.
 

Seja produtivo com o tempo que economiza

Mesmo com os departamentos sobrecarregados, a automatização dá aos profissionais de marketing espaço para se concentrarem no seu trabalho e gastarem menos tempo em tarefas de menor valor.
A mistura de canais nos media modernos significa que desenvolver criativos para cada pessoa e formato é demorado. E assim está a fazer o trabalho pesado de execução de dirigir as campanhas. Ao entregar os elementos desse processo, a automatização disponibiliza tempo para que os profissionais de marketing forneçam valor mais estratégico.
Para implementar a automatização na sua organização, é necessário reunir as equipas de marketing e financeiras para alinhar os objetivos de negócios. Também significa encorajar internamente uma mentalidade de experimentação para refinar a implementação e maximizar o valor para o seu negócio.
Estamos num ponto de inflexão para esta tecnologia. A tríade de automatização, dados originais e medição avançada pode fornecer desempenho, economia de custos e agilidade quando usada corretamente. É fácil concentrar-se no que sempre funcionou, mas as empresas que implementam medidas para ajudá-las a atender as mudanças nos comportamentos do consumidor – serão melhores para atender ao que o futuro trará.
 
Conte com a Elife para criar e gerir as operações de automatização da sua empresa! Somos especializados em inteligência de mercado, desenvolvimento de sistemas para chatbots, voicebots e gestão de relacionamento com o consumidor. Saiba mais em: elifeportugal.com ou:

Contacte um consultor

 
[contact-form-7 id=”7541″ title=”Teste”]

Assine a nossa Newsletter

Junte-se aos profissionais que subscrevem a nossa newsletter e receba conteúdos todos os meses sobre social media e tecnologia.