Use dados da sua empresa para personalizar interações em tempo real de bots de voz

Publicado por

Publicado a Maio 20, 2021

Oferecer uma boa experiência para os consumidores no primeiro atendimento é fundamental para as marcas que querem ser relevantes no mercado. Em tempos de Netflix e YouTube, as interações personalizadas podem ter um impacto positivo para os clientes.

O VozXpress, plataforma de atendimento telefónico operada por inteligência artificial, ouviu os seus clientes e agora os nossos Voice Bots podem realizar interações personalizadas com os clientes entrando no banco de dados de cada negócio. Isto é feito com uma integração via API, em que a plataforma usa variáveis que são consultadas num sistema interno de uma empresa. Qualquer API externa via JSON pode ser integrada com o VozXpress.

Estas variáveis são inseridas nos textos das interações dos robôs de voz. Desta forma, sempre que uma conversa com o bot chegar nessa interação, o dado é recolhido em tempo real no sistema da empresa-cliente e o assistente VozXpress interage de maneira personalizada com o consumidor do outro lado da linha telefónica.

Como funciona na prática?

Um shopping, por exemplo, que tem um sistema de cores para representar a sua lotação, pode implementar essa informação no Voice Bot. Assim, quando uma pessoa liga e pede essa informação, o bot informa o status atual (verde = vazio, amarelo = médio ou vermelho = cheio).

Na configuração do Voice Bot, a interação ficaria assim:

Como integrar o VozXpress com uma API externa?

O primeiro passo é vincular a API à sua conta do VozXpress. Essa integração pode ser feita através do menu:

Seu nome  > Perfil > Integrações > Menu “Adicionar integração” > Integrar com API.

Ao clicar para adicionar, serão solicitadas algumas informações para salvar a integração:

  • Título: valor para salvar
  • Endpoint: link da API
  • Tipo da requisição: GET
  • Headers*: caso a API necessite de token para conseguir entrar

* opcional

Caso a API possua cabeçalho, basta marcar a opção de que possui cabeçalho, e incluir a chave e o valor, exatamente como é esperado na API:

Ao clicar em Continuar, verá o retorno exato da API. A partir daí, deve selecionar as variáveis que deseja usar durante as chamadas e clicar em Finalizar!

Pronto! Agora é só colocar a variável que quiser na edição do seu robô de voz.

Durante a criação do template, basta clicar na variável que deseja usar e o seu título será copiado para colar na interação que quiser. Os parâmetros iniciam com #, seguido do nome. O parâmetro será destacado na cor amarela: