Capa-blog-elife-5

Porque que deve incluir os assistentes de voz na sua estratégia de marketing?

Se até há bem pouco tempo os assistentes de voz ainda davam os seus primeiros passos (a Siri foi lançada em 2011 e só em 2019 a Alexa ganhou a sua versão em língua portuguesa), para os próximos anos, a previsão é a de um crescimento expressivo na área.
Segundo o diretor da Aureside (Associação Brasileira de Automação Residencial e Predial), José Muratori, o isolamento social fez com que as pessoas olhassem mais para casa, o que incentivou a adoção de novas tecnologias que ajudassem no dia a dia. Além disso, as novas versões e as opções mais acessíveis também foram um fator positivo.
 

Crescimento do interesse por Amazon Alexa e Google Assistente no Brasil e em Portugal

Para exemplificar o que estamos a falar, basta comparar no Google Trends o aumento exponencial nas pesquisas sobre o tema. Em Portugal, o fator que mais estimulou o mercado de assistentes de voz foi o lançamento do Google Assistente em português de Portugal, que aconteceu a 14/11/2019. No período de 10 a 14/11/2019 houve um aumento repentino de buscas sobre a novidade.
O Natal registou-se como o pico de interesse pelos assistentes de voz, sendo o período de 22 a 28/11/2019 o segundo maior pico para Amazon Alexa e Google Assistente.

Já no Brasil, em 2020, as buscas pela Alexa foram as maiores desde 2016, sendo o pico no período de 20 a 26/12/20. Ou seja, assim como em Portugal, os assistentes de voz tiveram destaque como uma opção de presente de Natal. No ano anterior, em 2019, o Google Assistente ficou empatado com a Alexa, mas em 2020 ela ultrapassou-o.
segunda data que gerou mais buscas sobre a Amazon Alexa no Brasil foi a Black Friday, de 22 a 28/12/20.

O que podemos esperar desse mercado?

Considerando que o Google Assistente e a Alexa ganharam a sua versão em português recentemente, ainda há muito a expandir se olharmos para países onde o uso da voz está mais consolidado. Nos EUA, segundo o Insider Intelligence, a expectativa é que 40,2% da população use assistentes de voz já no próximo ano 2022.

De referir que, mesmo com uma presença menor nas residências, o potencial é tanto que o português do Brasil é a segunda língua mais popular do Google Assistente.

Como os assistentes de voz podem fazer parte da experiência do cliente?

Desde ativar sistemas de segurança até tocar a sua música preferida, os assistentes tornaram-se importantes na nossa rotina e mudaram a forma como as pessoas se relacionam com a tecnologia. O que nos faz pensar que daqui a alguns anos iremos perguntar, assim como no anúncio do Superbowl, como era viver antes da Alexa?


 
Quanto mais os assistentes otimizam o nosso dia a dia, mais próxima se torna essa relação. Neste sentido, existe um grande espaço para as marcas atuarem na resolução de problemas/exigências por parte dos seus consumidores. Tanto, que elas podem aumentar o seu mindshare dessa forma.
 

Para criar o seu próprio comando de voz nos assistentes é preciso desenvolver uma skill, no caso da Alexa, ou action do Google Assistente. Fazendo um paralelo com os smartphones, elas seriam comparadas às aplicações, uma funcionalidade criada para algum fim.
E como desenvolver uma skill ou action que tenha valor para o seu cliente? O primeiro passo é pensar qual o problema do dia a dia que pode ser resolvido através delas ou de que forma é possível facilitar alguma atividade rotineira. As possibilidades são infinitas e enumeramos algumas inspirações de como marcas estão a atuar:
 
No Google Assistente pode:

  • Ouvir dicas na action da Glad (marca de potes) sobre como armazenar alimentos e a validade deles;
  • Pedir para assistir aos seus episódios favoritos da Netflix;
  • Abrir ou fechar a porta de carros da marca Chevrolet.

 
Na Alexa pode:

  • Abrir uma meditação na skill da Natura;
  • Ouvir as últimas notícias da Veja;
  • Ligar as luzes da sala se a casa tiver lâmpadas inteligentes da Philips.

 
Outra funcionalidade possível é pedir a sua rádio preferida na skill que a Elife Brasil desenvolveu para a Jovem Pan.
 

Se também quer iniciar a jornada da sua marca no mundo dos assistentes de voz, confira o webinar sobre o tema e conte com a nossa equipa de especialistas em Customer Experience.

 


 

Assine a nossa Newsletter

Junte-se aos profissionais que subscrevem a nossa newsletter e receba conteúdos todos os meses sobre social media e tecnologia.