Como fazer uma boa gestão de vendas em Home Office?

Como fazer uma boa gestão de vendas em Home Office?

Publicado por

Publicado a Novembro 10, 2021

Gestão de vendas em home office é uma modalidade que cada vez mais tem mais adeptos, principalmente depois da pandemia e de todas as questões relacionadas com a necessidade de isolamento social. Portanto, como fazer uma boa gestão de vendas em Home Office?

Equipas inteiras foram desafiados a manterem a produtividade dentro de um novo modelo. Mas como fazer para que funcione? O que oferece de soluções o mercado para que possa ajudar no gerenciamento de equipas? É um novo desafio!

Neste artigo apresentamos algumas boas práticas na gestão de vendas em home office, a partir dos dados coletados com o voice analytics.

Os obstáculos mais comuns na gestão de vendas home office

Visibilidade do vendedor

Um dos obstáculos mais recorrentes para os líderes de venda que querem aderir a um modelo híbrido de trabalho, ou até mesmo 100% home office, é saber se a equipa está ativa ou não.

Presencialmente, o microgerenciamento já é rotineiro. É possível acompanhar com facilidade quem se fez de presente, horário de entrada, saída, quem faltou, quem ainda não voltou do almoço, etc.

No home office, alguns líderes tentam acompanhar as suas equipas pelo whatsapp, entre outros aplicativos de comunicação. Porém, não conseguem ter acesso à real disponibilidade de seus vendedores dentro da operação.

Reuniões com potenciais clientes

Há o alto índice de no-show em reuniões de diagnóstico e de demonstração do produto/solução.

O SDR, ao tentar fazer reuniões em home office, está passível de enfrentar problemas como intercorrências que impedem a presença do potencial cliente: perda de internet, reuniões demoradas, esquecimentos, entre outros.

Há solução para amenizar situações como esta?

Reuniões com membro interno

Como ter dados efetivos sobre a produtividade dos vendedores para a reunião de 1 para 1? Quais são os dados de produtividade que vai cobrar, ou apresentar, numa reunião para justificar tomadas de decisões como uma promoção ou efetivação?

Uma colocação sem dados é somente uma opinião. Mas quando traz dados, estatísticas, a pessoa consegue trazer estratégias, discutir de uma forma mais profissional sobre essa questão.

Perda de chamadas

No home office, não consegue ter controlo sobre os clientes que vão entrar em contato consigo. Por exemplo, se tem uma equipe de três vendedores e cinco potenciais clientes entram em contato ao mesmo tempo.

O que vai acontecer com os dois leads que vão ficar em espera? A chamada vai cair? Qual a estratégia utilizada hoje dentro do contexto home office? Qual a sua taxa de retenção e conversão?

VozXpress: telefonia descomplicada

Com um dashboard completo e intuitivo, o gestor que utiliza a plataforma VozXpress tem acesso a várias análises da central eletrónica que, entre outras funcionalidades, oferece dados como a taxa de retenção dos bots, dos vendedores, das mensagens de confirmação de reuniões etc.

Em tempo real, é possível saber as linhas disponíveis, quais os vendedores que estão online e quais estão offline e por quanto tempo.

Dá também para ver a quantidade de chamadas realizadas, recebidas e a performance de atendimento.

É possível fazer comparações com outros períodos e ver quais as estratégias que podem ser tomadas para melhorar o resultado.

Isso pode justificar porque uma pessoa tem uma taxa de retenção maior do que outro vendedor.

Combinando automação, dashboards e inteligência artificial, empresas de todos os tamanhos e segmentos agora podem controlar com mais segurança o trabalho das suas equipas de vendas e de relacionamento com clientes.

Veja o nosso webinar completo

Gostou de ler “Como fazer uma boa gestão de vendas em Home Office?”

Por fim, se quer levar o atendimento por voz da sua empresa a outro patamar, entre em contato connosco. Assim, otimize a sua forma de comunicar e garanta os melhores resultados! Teste grátis. Para saber mais, aceda ao nosso site.