elife-logo
Tendências 2022: o que é Gig Staffing e os seus benefícios

Tendências 2022: o que é Gig Staffing e os seus benefícios

O ano de 2021 foi, sem dúvida, atípico para as pessoas, tanto para as suas vidas pessoais como para os negócios. Com a continuação do lockdown, campanhas de vacinação, crises políticas e novas variantes do coronavírus, alguns dos comportamentos já presentes na vida das pessoas em 2020 acentuaram-se, enquanto que outros começaram a indicar um retorno a uma vida um pouco mais livre. De qualquer forma, existem mudanças de comportamento que tendem a manter-se no futuro. Tendências 2022: o que é Gig Staffing e os seus benefícios.
Como já pode ter lido, a Elife listou 10 tendências para 2022. Comportamentos que vão estar presentes no dia a dia das pessoas e empresas e que o poderão ajudar a tomar decisões para o novo ano. Hoje trazemos mais uma tendência sobre a crescente do Gig Staffing.
 

Gig Staffing

Este é um modelo de alocação em que a contratação de pessoas para desenvolver serviços acontece on demand, sem a necessidade de vínculo definitivo de pessoal.
Estas flexibilizações foram amplamente usadas pelo sistema bancário americano durante a pandemia, quando alguns players previram que o maior uso de internet banking e a falta de acesso a agências aumentaria a procura por atendimento nos call centers.
A solução foi contar, além da estrutura de pessoal do banco e especialistas de outras áreas, com um fornecedor de Gig Staffing para ajudar na cobertura nestes momentos de maior fluxo sem, para isso necessitar aumentar a equipa (leia o artigo da McKinsey – em inglês).
Quando adotado este modelo, a estrutura passa a contar com ramificações que se somam ao eixo principal de atendimento:

Podemos associar outras soluções para tornar o gig staffing  ainda mais eficiente. Um exemplo são as Smart Replies do Buzzmonitor, que permitem ao software sugerir interações baseadas na leitura que a inteligência artificial faz da pergunta do cliente e do banco de respostas reais dadas anteriormente por atendentes humanos.
Um estudo da Elife demonstra que as smart replies aumentam gradualmente a produtividade de analistas:

Fonte: Buzzmonitor Smart Replies e SUggested Tags

Se associado o gig staffing – principalmente de fornecedores especializados –  com o acumular de inteligência coletiva sobre a marca das smart replies, permitiremos às empresas mais flexibilidade e uso mais inteligente de capital humano no atendimento ao cliente. Uma vez que pessoas poderão ser alocadas apenas quando seja necessário, reduzindo custos e fazendo com que flutuações imprevistas sejam mais gerenciáveis e diminuindo a necessidade de super especialistas em assuntos de nicho, já que haverá um  database de inteligência coletiva da marca disponível.
Gostou de ler “Tendências 2022: o que é Gig Staffing e os seus benefícios”? Para saber mais:
Como o Smart Replies e Saved Replies podem otimizar a produtividade do time de atendimento?
Como organizar uma operação de CRM em Home Office?
BuzzMail Smart Replies | Inteligência Artificial para otimizar atendimento
Webinar: Aplicações da inteligência artificial para a gestão de social media e CRM
 
Por Breno Soutto, Head of Insights do grupo Elife

Assine a nossa Newsletter

Junte-se aos profissionais que subscrevem a nossa newsletter e receba conteúdos todos os meses sobre social media e tecnologia.