elife-logo
Newsletter - Elife (2)

Elifegroup: de 0 a 16 milhões sem investidores

Saiba como a Elifegroup trilhou o caminho do Bootstrapping, que permite a criação de startups sem investidores.

O Elifegroup, multinacional dedicada à oferta de soluções de software e serviços para transformação digital das empresas, apresentou um crescimento de 57% em 2021, em comparação com o ano anterior, subindo de 10 milhões para 16 milhões de euros em receitas.
O grupo iniciou a sua atividade em 2004, com a criação da sua primeira unidade de negócios, a Elife, por Alessandro Lima e Jairson Vitorino, em São Paulo. A empresa saiu dos 0 aos 16 milhões de euros em 17 anos, sem nunca ter tido investidores ou capital de risco. Toda a operação e novas unidades de negócios foram sendo desenvolvidas num método que o mercado de empreendedorismo chama de Bootstrapping, ou seja, criar uma startup usando apenas recursos próprios.
 

Jairson Vitorino e Alessandro Lima, sócios-fundadores do Elifegroup

 
O Buzzmonitor, plataforma software-as-a-service para a gestão de social media e atendimento multicanal, foi a unidade de negócios que mais cresceu em 2021:  106% de crescimento em relação ao ano anterior. Em 2022, a plataforma procura consolidar-se no Brasil como líder na gestão de social media, continuar a crescer em Portugal e em Espanha, e ampliar a sua atuação na América Latina, começando pelo México e Colômbia.
A SA365, agência criativa do Elifegroup presente em Portugal e no Brasil, também apresentou um crescimento expressivo em 2021. Em Portugal, a SA365 cresceu 47%, impulsionada por crescimento em clientes como o Continente, Sonae Sierra, Uber Eats e pela entrada de Castelbel, Turismo dos Açores, Turismo do Porto e da DDIGITT. No Brasil, a agência cresceu 25%  com a entrada de Hermes Pardini, Pepsico, Forno de Minas, Culligan e IBBL. 
A Elife, unidade de serviços de customer experience e automação (CX) do grupo, também cresceu em 2021. Portugal liderou o crescimento com 17%, seguido do  Brasil, que cresceu 10% em 2021. A Elife continua a apostar na gestão de relacionamento em canais digitais através da automação e do atendimento humanizado. O atendimento em WhatsApp, telefone para home office na nuvem, redes sociais e criação de bots e voice bots, todos estes especialidades da Elife CX, impulsionaram o crescimento.
Entre os produtos de automação oferecidos pela Elife que mais cresceram em 2021 está o VozXpress, um software-as-a-service dedicado à automação de centrais telefónicas, com inteligência artificial. O VozXpress inicia o ano com clientes no Brasil e na Península Ibérica. Em Portugal, a plataforma foi usada para automatizar o atendimento telefónico do Shopping Colombo, em Lisboa.
 
O Elifegroup ao longo do ano investiu também em ações de responsabilidade social, como forma de amortizar o impacto que a pandemia teve na sociedade. Em Pernambuco, estado de origem dos fundadores,foram distribuídas 1600 cestas básicas a 8 ONGs locais, um trabalho que terá continuidade este ano. Em 2021 foi iniciado também o projeto “Meu Primeiro Teletrabalho”, uma iniciativa de educação a distância de jovens periféricos e em situação desigualdade para capacitação de profissionais para funções relacionadas às novas modalidades de trabalho à distância, como analista de social media e analista de atendimento em redes sociais.
Em Portugal, o grupo apoia a YoungParkies, associação que tem como objetivo informar, integrar e acompanhar pessoas com Parkinson juvenil ou precoce. 
Além do crescimento, o Elifegroup, através da sua unidade de investimentos, a Elife Participações investiu 4,7 milhões de reais em 4 startups brasileiras em 2021: Carefy, Plexi, Fatura Simples e Prepi.
 
“Os novos investimentos têm nos ajudado a não apenas ampliar nosso portfólio de negócios, mas a aprender e entrar em áreas que ainda não temos presença, como a de mineração de dados públicos, social commerce e saúde”, afirma Jairson Vitorino, sócio e CTO da Elifegroup.
 
Buzzmonitor: getbuzzmonitor.com 
SA365: https://sa365.ag/
Elife: www.elife.pt

Assine a nossa Newsletter

Junte-se aos profissionais que subscrevem a nossa newsletter e receba conteúdos todos os meses sobre social media e tecnologia.