news_featured_image_size-09

O Adlytics é a ferramenta que “está do lado do anunciante”, diz o Jairson

Publicado em Briefing
Uma ferramenta que “está do lado do anunciante” e completamente focada no investimento do cliente e na produtividade do investidor. Assim é o Adlytics, uma solução totalmente desenvolvida pelo Elife Group que tem como objetivo medir o retorno de anúncios no Facebook, indicando quais as melhores e piores performances. Jairson Vitorino, cofundador e CTO do grupo, explica o funcionamento da tecnologia e a aposta em instrumentos de marketing.
Briefing | Como funciona o Adlytics?
Jairson Vitorino | O Adlytics é o primeiro produto da família do Buzzmonitor que adotou o conceito de interface zero. Isto significa que basta o cliente realizar o social login e a plataforma começa a receber relatórios diários sobre a performance dos seus anúncios no Facebook e no Instagram. Em ambas as plataformas podem definir-se diferentes objetivos para as suas campanhas: engagement, conversão, clicks, etc. O sistema gera um e-mail automático e personalizado com o custo por objetivo da campanha. Assim, um utilizador que tenha uma campanha com o objetivo de conversão recebe o melhor e o pior anúncio de acordo com o custo de conversão. Caso o objetivo seja o número de cliques, o utilizador recebe um e-mail em que o critério do relatório é a relação entre o clique e o custo.
Briefing | A que métricas recorre o Adlytics para entender qual o melhor e o pior anúncio?
JV | A métrica usada varia de acordo com o objetivo da campanha – o sistema é completamente personalizável em função daquilo que o cliente procura. O custo é a variável comum, uma vez que o produto visa otimizar o ROI dos Ads no Facebook e no Instagram. O facto de podermos adaptar o sistema ao objetivo – engagement, conversão ou custo – permite ter uma visão bastante mais clara daquilo que é a realidade dos anúncios e, comparando o melhor e o pior anúncio, podemos melhorar a forma como estamos a utilizar os nossos recursos.
Briefing | Qual a importância deste tipo de ferramentas para os profissionais do marketing e publicidade?
JV | Hoje, as plataformas de compra de anúncios estão desenhadas para que o anunciante compre, de forma natural, cada vez mais anúncios. É dado pouco ênfase à otimização dos custos ou mesmo à economia. Assim, e para colmatar essas “falhas no sistema”, o Adlytics permite ao utilizador ter acesso a relatórios diários que são enviados diretamente para o e-mail. O utilizador pode, ainda, descarregar o Excel para ter uma visão mais global do investimento e tomar melhores decisões em relação à campanha.
Briefing | O Adlytics foi totalmente desenvolvido pela Elife? E é exclusivo para o mercado português?
JV | O Adlytics é um produto 100 por cento Elife e está disponível em todo o mundo.
Briefing | Qual o investimento feito?
JV | O desenvolvimento do Adlytics demorou cerca de 12 meses e o investimento ronda os 150 mil euros.
Briefing | De que forma é que o Adlytics pode destacar-se num mercado que aposta cada vez mais em métricas de performance publicitária, como o Google Analytics ou os Delivery Insights do Facebook?
JV | O fator de diferenciação do Adlytics face a ferramentas como Google Analytics ou os Insights do Facebook é que, ao contrário dos restantes produtos, este é o primeiro que está “do lado do anunciante”. Ou seja: a ferramenta é completamente focada no investimento do cliente e na produtividade do investidor. Por outro lado, as plataformas de vendas de anúncios estão, naturalmente, mais preocupadas em maximizar a sua própria venda e, por isso, as interfaces estão construídas para tal.
Briefing | Ponderam criar outras soluções para marketeers e anunciantes? Porquê?
JV | Sim, sem dúvida. Em 2015, o Facebook vendeu cerca de 17 mil milhões de dólares em anúncios e a tendência é que, nos próximos anos, a publicidade online cresça e se torne cada vez mais sofisticada. O Adlytics nasce ligado ao Facebook, e a adaptação ao Instagram estará pronta brevemente. Vamos, ainda durante 2016, implementar a plataforma no Twitter. Trata-se de uma plataforma desenvolvida a pensar no consumidor e, por isso, o feedback dos utilizadores será essencial para que o Adlytics seja adaptado às necessidades do consumidor.
 

Assine a nossa Newsletter

Junte-se aos profissionais que subscrevem a nossa newsletter e receba conteúdos todos os meses sobre social media e tecnologia.