CAPAS_BLOG_BUZZMONITOR

O que é um prompt e como usá-lo no atendimento ao cliente?

Se perguntar ao ChatGPT sobre o significado de prompt, irá deparar-se com diversas respostas. Isto ocorre porque o termo prompt é utilizado em várias áreas e está a tornar-se cada vez mais relevante no atendimento ao cliente.

No contexto de uma inteligência artificial generativa, como o ChatGPT, prompt é a instrução fornecida ao modelo de linguagem para orientar a sua resposta ou geração de texto. Quanto mais específico for o prompt, melhor será a resposta para o utilizador.

A realidade é que cada vez mais pessoas estão a utilizar prompts como uma ferramenta para obter respostas assertivas de Chatbots com Processamento de Linguagem Natural, como o ChatGPT. Confira como utilizar esta nova tecnologia para aprimorar o seu atendimento ao cliente.

O que significa prompt?

Prompt é um comando direcionado a um bot de atendimento, que tem a finalidade de fornecer informações para o modelo compreender a intenção do utilizador e gerar uma resposta adequada. Pode ser composto por várias frases ou mesmo por um parágrafo completo.

É essencial que o prompt contenha as informações necessárias para contextualizar a interação e influenciar a resposta gerada pelo Modelo de Linguagem. Assim, desempenha um papel crucial ao direcionar o comportamento do bot e garantir uma interação precisa e coerente com os usuários.

O ChatGPT teve um grande impacto na popularização do uso de prompts entre as pessoas. À medida que as interações com o ChatGPT se divulgaram nas redes sociais, os utilizadores perceberam a importância de fornecer instruções claras e específicas para obter respostas relevantes.

Como usar prompts no atendimento ao cliente?

O uso do ChatGPT em rotinas de atendimento ao cliente pode trazer benefícios ao padronizar a interação com consumidores e proporcinar respostas consistentes e completas. É possível criar prompts específicos para situações comuns, como consultas sobre pedidos, informações de produtos ou políticas de devolução.

Ao elaborar um prompt, alguns cuidados devem ser tomados para garantir as melhores respostas do ChatGPT:

  1. Esclareça o contexto da solicitação: A cada novo diálogo, explique claramente o que se espera que a IA produza, permitindo que aprimore o resultado final.
  2. Defina o objetivo: No prompt, deixe claro o objetivo a ser alcançado com o uso do ChatGPT, para que se esforce em corresponder a essa finalidade.
  3. Sugira o tom de voz a ser adotado: Ao especificar o tom de voz a ser utilizado, o ChatGPT poderá adaptar o conteúdo de acordo com a identidade da marca.

Ao seguir estes passos, as empresas asseguram que os consumidores recebam respostas precisas, independentemente do agente de atendimento. Isto aumenta a confiança e satisfação do cliente, ao mesmo tempo em que reduz erros e inconsistências nas interações.

Ou seja, por meio dos prompts, o Chatbot compreende rapidamente as perguntas e pedidos do público, resultando em respostas mais relevantes e eficientes. Assim, haverá uma melhor experiência do cliente, reduzindo o tempo de espera e fornecendo soluções mais adequadas às suas necessidades.

Assine a nossa Newsletter

Junte-se aos profissionais que subscrevem a nossa newsletter e receba conteúdos todos os meses sobre social media e tecnologia.