elife-logo
Tendências 2022: WhatsApp como fonte de pesquisa

Tendências 2022: WhatsApp como fonte de pesquisa

O ano de 2021 foi, sem dúvida, atípico para as pessoas, tanto para as suas vidas pessoais como para os negócios. Com a continuação do lockdown, campanhas de vacinação, crises políticas e novas variantes do coronavírus, alguns dos comportamentos já presentes na vida das pessoas em 2020 acentuaram-se, enquanto que outros começaram a indicar um retorno a uma vida um pouco mais livre. De qualquer forma, existem mudanças de comportamento que tendem a manter-se no futuro. Tendências 2022: WhatsApp como fonte de pesquisa
Como já pode ter lido, a Elife listou 10 tendências para 2022. Comportamentos que vão estar presentes no dia a dia das pessoas e empresas e que o poderão ajudar a tomar decisões para o novo ano. Hoje trazemos mais uma tendência relativa ao WhatsApp.
 

WhatsApp como fonte de pesquisa

O WhatsApp procura um posicionamento mais completo, que ofereça mais soluções ao usuário e o retenha mais tempo conectado, por isso vai começar a testar a funcionalidade de “páginas amarelas” no seu diretório de negócios.
A função, na prática, fará com que a plataforma evolua, deixando de ser somente uma app de mensagens e passa a ser um sítio onde se pesquisa e que é capaz de conectar o consumidor a estabelecimentos comerciais, sites de e-commerce e outros fornecedores de produtos e serviços.
A nova possibilidade é somada a outras destinadas à realização de negócios na plataforma, como a transferência de dinheiro, as contas corporativas e o aplicativo destinado a pequenos negócios, com um suporte de catálogo e carrinho de compras e está alinhada com a tendência de social commerce que veremos mais à frente.
Para utilizar a novidade, basta iniciar uma nova conversa e clicar na opção “negócios próximos”.
A mudança vai impactar o dia a dia do profissional de social media manager tanto no planeamento de plataformas de vendas nesta rede, como na estruturação de fluxos e equipas de atendimento e na melhoria do posicionamento da marca.
 
Gostou de ler “Tendências 2022: WhatsApp como fonte de pesquisa”? Para saber mais:
10 Relatórios de Atendimento do WhatsApp que sua marca precisa ter
Novidades do WhatsApp para o benefício das empresas
Whatsapp pagamentos chegou ao Brasil
9 Insights sobre a gestão do WhatsApp Corporativo
 
Por Breno Soutto, Head of Insights do grupo Elife

Assine a nossa Newsletter

Junte-se aos profissionais que subscrevem a nossa newsletter e receba conteúdos todos os meses sobre social media e tecnologia.