elife-logo
Portrait of happy young businessman sitting at desk with computer and sending text on mobile phone

Use dados da sua empresa para personalizar interações em tempo real de bots de voz

Oferecer uma boa experiência para os consumidores no primeiro atendimento é fundamental para as marcas que querem ser relevantes no mercado. Em tempos de Netflix e YouTube, as interações personalizadas podem ter um impacto positivo para os clientes.
O VozXpress, plataforma de atendimento telefónico operada por inteligência artificial, ouviu os seus clientes e agora os nossos Voice Bots podem realizar interações personalizadas com os clientes entrando no banco de dados de cada negócio. Isto é feito com uma integração via API, em que a plataforma usa variáveis que são consultadas num sistema interno de uma empresa. Qualquer API externa via JSON pode ser integrada com o VozXpress.

Estas variáveis são inseridas nos textos das interações dos robôs de voz. Desta forma, sempre que uma conversa com o bot chegar nessa interação, o dado é recolhido em tempo real no sistema da empresa-cliente e o assistente VozXpress interage de maneira personalizada com o consumidor do outro lado da linha telefónica.
Como funciona na prática?
Um shopping, por exemplo, que tem um sistema de cores para representar a sua lotação, pode implementar essa informação no Voice Bot. Assim, quando uma pessoa liga e pede essa informação, o bot informa o status atual (verde = vazio, amarelo = médio ou vermelho = cheio).
Na configuração do Voice Bot, a interação ficaria assim:

Como integrar o VozXpress com uma API externa?
O primeiro passo é vincular a API à sua conta do VozXpress. Essa integração pode ser feita através do menu:
Seu nome  > Perfil > Integrações > Menu “Adicionar integração” > Integrar com API.
Ao clicar para adicionar, serão solicitadas algumas informações para salvar a integração:

  • Título: valor para salvar
  • Endpoint: link da API
  • Tipo da requisição: GET
  • Headers*: caso a API necessite de token para conseguir entrar

* opcional

Caso a API possua cabeçalho, basta marcar a opção de que possui cabeçalho, e incluir a chave e o valor, exatamente como é esperado na API:

Ao clicar em Continuar, verá o retorno exato da API. A partir daí, deve selecionar as variáveis que deseja usar durante as chamadas e clicar em Finalizar!

Pronto! Agora é só colocar a variável que quiser na edição do seu robô de voz.
Durante a criação do template, basta clicar na variável que deseja usar e o seu título será copiado para colar na interação que quiser. Os parâmetros iniciam com #, seguido do nome. O parâmetro será destacado na cor amarela:

Assine a nossa Newsletter

Junte-se aos profissionais que subscrevem a nossa newsletter e receba conteúdos todos os meses sobre social media e tecnologia.