Whatsapp Business API

Elife aumenta eficácia com bots no WhatsApp

O desenvolvimento de chatbots no WhatsApp é uma grande oportunidade de comunicação com os consumidores. Esta solução, apenas possível pelo WhatsApp Business API, já permite o desenvolvimento de chatbots na plataforma há algum tempo. Dessa forma, a Elife aumenta a eficácia da sua empresa com a implementação de bots no Whatsapp. Saiba quais são as vantagens desta aplicação e porque deve integrá-la na sua estratégia digital.

Mas o que é o WhatsApp Business API? De forma muito resumida, podemos dizer que é a ferramenta do WhatsApp que abre novas possibilidades para o atendimento integrado ao consumidor

O WhatsApp tem se vindo a desenvolver para, cada vez mais, agregar soluções de comunicação para médias e grandes empresas. E daí, surge o WhatsApp Business API, que permite às empresas comunicarem com os clientes da forma mais completa, imediata e coerente. Na Elife, esta aplicação já pode ser integrada com a Buzzmonitor e permite a incorporação de bots.

Porque é importante incluir o WhatsApp na sua estratégia? Tal como seria de prever aquando do lançamento da ferramenta, o WhatsApp tem-se vindo a tornar, cada vez mais, num dos canais preferidos dos consumidores para falar com as empresas. Segundo um estudo da Anacom, e atendendo também às implicações que a pandemia teve na forma do público comunicar, a aplicação está a conquistar cada vez mais portugueses. Atualmente, Portugal encontra-se acima da média na União Europeia, naquilo que é o uso de serviços como o Whatsapp.

Exatamente por isso, garantir um atendimento de excelência no WhatsApp é tão importante. E a melhor forma de o garantir é assegurando que o cliente recebe respostas às suas dúvidas de forma rápida e clara. Ter um chatbot na aplicação é a solução ideal – algo apenas possível através do WhatsApp Business API.

O chatbot

Cada vez mais, é comum o público ter uma ideia daquilo que é um chatbot. No entanto, o mais provável é que não esteja plenamente ciente da máxima potencialidade destes “robots”.

Resumidamente, o chatbot é muito importante em três momentos específicos: atendimento ao cliente, geração de leads e vendas e suporte pós-venda.

Num primeiro momento, tem a capacidade para fornecer informações acerca da marca, bem como sobre os seus produtos e serviços. Consegue também instruir o cliente acerca de horários, prazos, preços ou até localizações de lojas. Simultaneamente, tem capacidade para realizar agendamentos de consultas médicas. Atribuindo um exemplo prático: imaginemos que entidade X solicita um cartão de embarque a uma companhia aérea. A mesma, através da API, pode satisfazer esse pedido.

Num segundo momento, o chatbot consegue recolher dados para filtrar e qualificar e encaminhar para um colaborador especializado. No terceiro e último momento relativo à sua jornada, responde a questões relacionadas com a experiência de compra. Dá informações ou detalhes sobre status de pedidos ou encomendas. Tem também a capacidade de encaminhar pedidos para suporte técnico.

Atendendo às razões descritas, a Elife aumenta a eficácia com bots no WhatsApp.

 Como funciona o WhatsApp Business API? 

  • É preciso ter conta oficial do WhatsApp com um broker, sendo que a Elife possui uma parceria com um broker que tem acesso à API;
  • Esta conta do WhatsApp precisa de estar vinculada ao perfil do Facebook da marca, sendo que este perfil precisa de ser verificado;
  • É possível ter várias linhas, por exemplo, no caso de um grupo que possua várias marcas;
  • Há restrições de uso para alguns segmentos de clientes – verifique a Política Comercial do WhatsApp.

WhatsApp Business vs. WhatsApp API

Até há relativamente pouco tempo, apenas existia o WhatsApp Business. Trata-se de uma aplicação gratuita que era voltada para as pequenas empresas. A ferramenta facilita a interação com os clientes e fornece funcionalidades que favorecem a automatização e a rápida resposta às mensagens. Os seus recursos permitem às organizações incluir um perfil comercial. Nele, exibem informações relevantes, como o endereço, email ou site da empresa, e fornecem estatísticas e ferramentas de mensagens. Porém, a aplicação tem algumas limitações, tais como:

  • Não é possível ter vários utilizadores em simultâneo.
  • Não é possível implementar Bots.
  • Permite automatizar somente algumas respostas.
  • Não se integra com plataformas de Customer Experience como o Buzzmonitor.

 

Porque é que a sua empresa deve ter o WhatsApp Business API?

Quando referimos que a Elife aumenta a eficácia com bots no Whatsapp, é preciso ter em conta, tal como demonstra o grafismo anterior, as múltiplas vantagens associadas à utilização do WhatsApp Business API. Desde automatização do atendimento com respostas 24/7, à possibilidade de a mesma conta ter vários utilizadores, à existência de notificações personalizadas, ao fornecimento de estatísticas (painel analytics), o WhatsApp API é um “mundo” a ser explorado.

Em suma, a API possibilita que a sua marca tenha uma comunicação de qualidade com os seus clientes. Como pode enviar mensagens proativamente, HSM (Mensagens Altamente Estruturadas) e desenvolver um chatbot, a rapidez das respostas melhora a satisfação dos consumidores.

Desta forma, o consumidor é atendido mais rapidamente e as empresas conseguem economizar milhões de euros com call centers, devido à grande probabilidade de migração do consumidor para o novo canal.

WhatsApp API em contexto real

Imaginemos o caso de uma imobiliária que quer estar presente no WhatsApp…

Os Bots para o WhatsApp devem ser desenvolvidos tendo em conta as necessidades de cada empresa. Imaginemos que uma imobiliária queria utilizar esta nova aplicação: de que forma podia o WhatsApp API aproximar a empresa dos consumidores e que tipo de apoio podia fornecer aos clientes?

Com a possibilidade de automatização, o Bot podia ser programado para ajudar os internautas na pesquisa de um imóvel. Por exemplo, sempre que um utilizador descrevesse a casa que procura, o assistente inteligente podia enviar os imóveis mais recentes que se adequam aos filtros solicitados pelo utilizador. Para além disso, podia direcioná-lo para o site da empresa, recorrendo ao envio de links e imagens.

Com a possibilidade de integração com a Buzzmonitor, todas as conversas podem ser replicadas e acompanhadas na plataforma de Social Media. A qualquer momento o analista pode interferir para assumir o diálogo e o Bot para automaticamente de responder.

Em suma, através do WhatsApp API, aproxima-se dos seus clientes e cria vínculos mais fortes. Não perca a oportunidade de se adequar aos consumidores que procuram respostas rápidas e quase instantâneas. Fale connosco e peça já a sua proposta para que a sua marca também esteja no WhatsApp!

Assine a nossa Newsletter

Junte-se aos profissionais que subscrevem a nossa newsletter e receba conteúdos todos os meses sobre social media e tecnologia.