Brand Territory: como interagir assertivamente com o público nas redes sociais

Brand Territory: sabe como interagir assertivamente com o seu público nas redes sociais?

Segundo uma pesquisa da Kantar, marca especializada em pesquisa de mercado, as redes sociais, como o Facebook, WhatsApp e Instagram, tiveram um crescimento de uso de 40% na pandemia. Tal permitiu que algumas empresas se mantivessem no mercado. Mas será que essas empresas comunicam o que a sua audiência tem interesse em ouvir? Continue a ler “Brand Territory: como interagir assertivamente com o público nas redes sociais” para descobrir!

As redes sociais constituem um meio pouco previsível para a comunicação das marcas, pois, por vezes, o resultado não é o esperado. Grandes estratégias de conteúdo nem sempre resultam em envolvimento com o público-alvo. Devido à instantaneidade do digital, estas plataformas são inundadas por campanhas de milhares de empresas, pelo que se torna difícil de causar impacto junto dos seus utilizadores.

Saber o que a sua audiência fala diariamente é possível e essencial para uma comunicação eficaz. E se lhe disséssemos que, na verdade, o que estão a discutir são simplesmente temas da vida quotidiana?

Foco nos temas de conversa do seu público-alvo

Para se enquadrar nos tópicos do dia-a-dia, é necessário retirar o foco da sua marca e do ato da venda. Assim, deve iniciar uma comunicação baseada em territórios, que consiste em pautas e narrativas de interesse comum entre as partes, criando conexão logo no início da jornada de consumo.

Participe ativamente nas discussões diárias das redes e proponha hot topics para discussão dentro do territórios de comunicação onde a sua marca se insere. Atenção: não tente oferecer necessariamente produtos e serviços.

Procure conhecer quem fala sobre a sua marca para potenciar este diálogo! Isto implica analisar o comportamento espontâneo da audiência e, com isso, entender as temáticas que esta considera relevantes. Esta descoberta é fundamental para a construção de uma comunicação empática, respondendo às pautas do consumidor.

Os territórios são a junção de três variáveis: os valores da marca, o perfil do público e tópicos quentes do momento. Digamos que se o resultado desta intersecção de variáveis é a “sustentabilidade”, então, podemos pensar quais os meios, formatos, linguagens e momentos de uso que são apropriados para as narrativas de sustentabilidade.

O uso de territórios não é uma abordagem nova. Porém, tornou-se necessária priorizar esta técnica em ambientes nos quais as pessoas estão presentes para socializar. Na investigação de territórios de marca, encontrará novas maneiras de interagir com o público, mas também encontrará formas assertivas de comunicar agendas que já estão previstas no seu plano de marketing. Assim poderá orientar de forma prática a sua pauta de conteúdo, linguagem e ações com parceiros ou patrocínios. Pensar sobre territórios de marca é uma decisão de sobrevivência diante de uma audiência tão competitiva nos ambientes digitais.

William Ferreira – Head of Operations

Gostou deste artigo? Saiba mais sobre a metodologia Brand Territory no nosso blog!

Assine a nossa Newsletter

Junte-se aos profissionais que subscrevem a nossa newsletter e receba conteúdos todos os meses sobre social media e tecnologia.