CAPA_blog-4

Como os chatbots podem otimizar o atendimento ao cliente?

As mensagens são uma forma intuitiva e dinâmica de comunicar com o seu cliente e esse tipo de atendimento tende a crescer. No evento do Facebook foi revelado que a pandemia aumentou em 40% as conversas com marcas e 75% dos consumidores desejam continuar a comunicar com as marcas através de mensagens. Como os chatbots podem otimizar o atendimento ao cliente?
Contudo não basta apenas estar presente neste canal. É preciso alinhar a sua operação para atender com qualidade e rapidez. Afinal, estar disponível sempre que os clientes precisem é um fator diferenciador para os deixar tranquilos.
Para conseguir prestar apoio  24h e ganhar agilidade nas suas páginas nas redes sociais, contamos com 3 tipos de automações desenvolvidas para esses canais. Bots de texto que auxiliam clientes em diferentes tipos de situação e economizam tempo na resolução de problemas.
Veja a diferença entre os bots e as suas aplicações:
 

BOT PRIVADO

O bot privado interage com os clientes que entram em contato, por texto, via inbox do Facebook e Instagram.
Para o conseguirmos criar mapeamos as principais ações de 5 tipos de públicos e desenvolvemos um canal único onde todos podem tirar as suas dúvidas. Sem a necessidade de atendimento humano.
O bots conseguem chegar a entender uma média de 97% das mensagens dos clientes.
 

BOT SENTINELA

O bot sentinela fica a “ouvir” em tempo real tudo o que é dito na sua página e atua quando um consumidor comenta sobre um tema sensível no perfil. Como consegue fazer isto? Através da indexação prévia de palavra e termos.
Imagine que a empresa do seu telefone indexou o tema “anatel” e no mural alguém falou “Serviço muito ruim. Vou denunciar à Anatel”. Imediatamente, a automação entra em contato no inbox do cliente para solucionar o caso com as interações já configuradas também. Exemplo:
Boa tarde! Teve algum problema com os nossos serviços? Dê-nos mais detalhes para que possamos resolver.
 
Para além da resolução de reclamações, o bot sentinela é uma poderosa ferramenta na geração de leads e apoio de vendas. Por exemplo: sempre que alguém comenta “saudade” no mural do Enotel Hotels & Resorts, o bot que desenvolvemos envia uma mensagem no Messenger a dizer que também está com saudades e o link para fazer uma reserva.

 

BOT CONCIERGE

O bot concierge ajuda clientes em situações que podem ser respondidas de forma pública na sua página do Facebook ou Instagram.
Tal como o sentinela, o bot concierge faz o mapeamento de tudo que é falado na sua página e atua a partir de citações de alguns termos, porém a grande diferença é que ele interage no mural/comentários.
E qual a importância disto? Porque para além de ajudar os seus clientes, as interações servem como uma “vitrine” para todos os que seguem a sua página.
Por exemplo, supondo que alguém perguntou na página do Enotel Hotels & Resorts “Vocês têm atividades para crianças?” e os termos “atividade crianças” estão configurados. Imediatamente, o bot responde no comentário com “Olá, que bom é planear uma viagem em família. Para os pequenos temos a área do Parque Aquático Infantil, além da recreação da Turma da Praia no Enokids.”
Da mesma forma, é essencial fortalecer o relacionamento com seus clientes e o bot concierge também pode ser treinado para responder os elogios que aparecem no mural.
 
Esperamos que estes exemplos o inspirem a procurar soluções mais eficientes no seu atendimento ao cliente. Se deseja conhecer o uso dos bots na prática, descubra os nossos cases e continue a explorar o nosso blog.

Assine a nossa Newsletter

Junte-se aos profissionais que subscrevem a nossa newsletter e receba conteúdos todos os meses sobre social media e tecnologia.