Cupões exclusivos e promoções por tempo limitado em destaque na Semana do Consumidor para o retalho

Cupões exclusivos e promoções em destaque na Semana do Consumidor para o retalho

No dia 15/03 foi celebrado o Dia do Consumidor e a Elife e a SA365, com dados extraídos da Buzzmonitor, fizeram um mapeamento do que se falou naquela semana sobre cupões. Continue a ler “Cupões exclusivos e promoções por tempo limitado em destaque na Semana do Consumidor para o retalho” para saber mais.

No período de 14 a 20/03, foram feitas 62.906 publicações de 35.610 utilizadores únicos mencionando o termo “cupom” ou “promoção”, sendo as lojas de e-commerce mais citadas a Americanas, Shopee e Amazon. Para a análise, foram consideradas menções no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube.

 

Criado em 2014, o Dia do Consumidor tornou-se uma das datas mais importantes para o retalho brasileiro, junto com a Black Friday e o Natal. Através da monitorização das menções à “promoção” OR “cupom” na plataforma Buzzmonitor, foi possível detetar os termos mais citados relacionados a eles.

 

Tops 20 termos mais citados mencionando “promoção” OR “cupom” – 14 a 20/03

Tops 20 termos mais citados mencionando “promoção” OR “cupom” – 14 a 20/03

Base: 37.286 publicações

 

A presença do termo “app” mostra como as compras mobile tiveram destaque no Dia do Consumidor e também a modalidade de pagamento via “pix”. Além da redução do preço dos produtos, presente em “desconto” e “oferta”, os consumidores também valorizaram muito as possibilidades com “frete” “grátis”. Entre os tops 20 termos mais citados, podemos ver a preferência dos utilizadores em comprar “livros” e os marketplaces “americanas”, “shopee” e “amazon” como as lojas mais citadas.

 

Para entender os comportamentos de compras relacionados aos cupões de cada um dos retalhistas, analisamos em detalhe as aberturas abaixo:

 

Americanas foi a loja e e-commerce mais citada pelos internautas que falaram sobre cupões

 

Tops 20 termos mais citados mencionando “cupom” – 14 a 20/03

Tops 20 termos mais citados mencionando “cupom” – 14 a 20/03

Base: 16.716 publicações

 

Ao isolarmos apenas as 16.716 publicações que citam cupão no período de 14 a 20/03, a retalhista Americanas foi destaque, sendo mencionada em 12.25% deles. Outras lojas de e-commerce citadas foram a Shopee (12,2%), Amazon (7,7%) e o Submarino (5,9%).

 

Tops 20 termos mais citados mencionando “cupom” AND “americanas” – 14 a 20/03

Tops 20 termos mais citados mencionando “cupom” AND “americanas” – 14 a 20/03

Base: 2.042 publicações

 

O uso e partilha de cupões foram os principais destaques entre os utilizadores das Americanas na semana do consumidor. Também houve grande destaque para associação de cupões para promoções exclusivas na app, estratégia que vem permeando quase todo o retalho digital, como mostram os termos  “Appl100”, “Appl1221”.

 

Também neste sentido, as compras via app tiveram destaque nos posts relacionados à Americanas, sendo o termo App citado em 61,4% das publicações. A marca, aliás, incentiva esse meio para compras, através do mote “Vem para o app” na sua comunicação e de promoções e cupões exclusivos para a plataforma.

 

Quando falamos de itens comprados ou desejados, há destaque para “livro”.

A marca está entre os 20 apps de e-commerce mais bem avaliados em 2021, segundo um estudo da Elife.

 

A entrega grátis é diferencial para a Shopee na Semana do Consumidor

 

Se nas menções às Americanas os consumidores citaram ofertas em geral, no marketplace Shopee os consumidores procuravam condições especiais para envio. Durante a semana que se celebrou o Dia do Consumidor (14 a 20/03), 42,6% dos posts mencionaram “frete” e 41,1% “grátis”.

 

Tops 20 termos mais citados mencionando “cupom” AND “shopee” – 14 a 20/03

Tops 20 termos mais citados mencionando “cupom” AND “shopee” – 14 a 20/03

Base: 2.067 publicações

 

Para as promoções do Dia do Consumidor, a Shopee usou a estratégia de ofertas “Relâmpago” e por tempo “limitado”, além de produtos como o ticket baixo (valores como “1,99”). Entre os itens mais comprados ou desejados para a época, os consumidores citaram os “livros” em 40,10% dos posts e a categoria de “papelaria” em 27,5% dos posts.

 

Kindle e livros foram os itens mais desejados pelos consumidores da Amazon

 

Assim como as Americanas, a Amazon reforçou as compras pelo app, através de cupões exclusivos para este meio. O cupões “Appamazon15” foi o segundo termo mais citado sobre o e-commerce, perdendo apenas para o próprio nome da marca. Produtos de preço fixo também foram uma estratégia utilizada pelo marketplace, como podemos ver pelas menções à “1,99” e “9,95”.

 

Tops 20 termos mais citados mencionando “cupom” AND “amazon” – 14 a 20/03

Tops 20 termos mais citados mencionando “cupom” AND “amazon” – 14 a 20/03

Base: 1.290 publicações

 

O marketplace, que começou as suas operações a vender apenas livros, não fugiu às suas origens no Dia do Consumidor. No período, 12,40% dos utilizadores citaram o “Kindle” e 8,1% os “Livros”. A palavra “amor” (10,1% das menções), também está relacionado ao tema, devido ao post dos títulos Amor & GelatoO lado feio do amor e Amor(es) Verdadeiro(s).

 

Submarino apostou em cupões para os livros de fantasia e romance no Dia do Consumidor

Enquanto na Amazon os formatos de livros digitais foram os que tiveram mais destaque (através do Kindle), o buzz do Submarino está mais relacionado aos livros físicos. Como podemos perceber no termo “Box”.

Além dos descontos genéricos para a data (“Pravoce15” e “15noapp”), o e-commerce criou promoções específicas para fãs dos livros de fantasia “Fantasia15” e do premiado romance Outlander (“outlander20”). Os livros também foram mencionados em 23,7% dos posts sobre o Submarino e Cupões.

 

Tops 20 termos mais citados mencionando “cupom” AND “submarino” – 14 a 20/03

Tops 20 termos mais citados mencionando “cupom” AND “submarino” – 14 a 20/03

Base: 976 publicações

 

Consumidores de Belo Horizonte, Brasília e Recife foram os que mais citaram promoção ou cupão

 

Na análise da origem dos usuários (do Twitter) que mencionaram “promoção” ou “cupom” na semana do Dia do Consumidor, Belo Horizonte, Brasília e Recife alcançaram o topo do ranking.

 

Tops 20 cidades que mais citaram “promoção” OR “cupom” (Twitter) – 14 a 20/03

Tops 20 cidades que mais citaram “promoção” OR “cupom” (Twitter) – 14 a 20/03

Base: 62.906 publicações

 

Já quando agrupamos as top 20 cidades por região, o Nordeste fica em primeiro lugar, seguido do Sudeste e Sul.

 

Distribuição de menções à “promoção” OR “cupom” por região nas top 20 cidades

Twitter – Período 14 a 20/03

 

Nordeste: 28,2% das menções

Sudeste: 27,3% das menções

Sul: 17,5% das menções

Norte: 15,6% das menções

Centro-Oeste: 11,5% das menções

 

Na distribuição de género dos utilizadores, o feminino foi o que mais citou “promoção” OR “cupom” nas redes sociais. Para essa análise, foram considerados os posts do Twitter, Facebook, Instagram e YouTube no período de 14 a 20/03.

Género que mais citou “promoção” OR “cupom” nas redes sociais

Base: 37.286 publicações

 

As categorias de livros, informática e moda tiveram destaque entre as hashtags do Dia do Consumidor

 

No Twitter, foi possível descobrir mais insights a partir do mapeamento das hashtags relacionadas à “promoção” e “cupom” na semana do Dia do Consumidor.

 

Tops 20 hashtags nos posts que citaram “promoção” OR “cupom” (Twitter) – 14 a 20/03

Tops 20 hashtags nos posts que citaram “promoção” OR “cupom” (Twitter) – 14 a 20/03

Base: 62.906 publicações

 

As hashtags serviram para divulgar itens promocionados na semana do Dia do Consumidor, como foi o caso da #promohqsparty (referente à promoção de HQ’s), #informatica, #moda e #livros. A categoria de livros ainda foi citada na #bookstan, um termo que se refere aos fãs de uma saga ou autor específico.

 

Os cupões mais citados em hashtags foram os da Shopee, Americanas e Amazon

 

Na análise apenas dos posts que mencionam “cupom”, pode-se perceber a tendência de aproveitar a data não só para a compra de produtos, mas também para a contratação de serviços de streaming. Na lista das hashtags mais citadas temos os serviços de filmes e séries #amazonprime.

Outro destaque foram as promoções relacionadas às ativações de marcas na TV, como no caso de #americanasnobbb e #mequinobbb. No ranking do destaques, há ainda a hashtag #publi. Ela faz referência à parceria com influenciadores para divulgarem os cupões para o Dia do Consumidor.

 

Tops 20 hashtags nos posts que citaram “cupom” (Twitter) – 14 a 20/03

Tops 20 hashtags nos posts que citaram “cupom” (Twitter) – 14 a 20/03

Base: 26.667 publicações

 

Ao ampliar mais a visão para todas as marcas citadas pelos consumidores, podemos ver (em ordem de volume): Shope (#shopee153 e #shopee), Americanas (#americanasnobbb), Amazon (#amazon e #amazonprime), Kabum (#kabum), Magazine Luiza (#temcupomnomagalu, #magazineluiza e #magalu) e McDonald’s (#mequinobbb22).

 

Repercussão do Dia do Consumidor entre noticiosos e influenciadores

 

Na semana que marcou o Dia do Consumidor, 14 a 20/03, o termo promoção foi mencionado em 75.874 posts entre noticiosos e influenciadores e tivemos 66.268 menções a cupão.

Pela curva do volume de menções, é possível perceber como as menções à “promoção” estiveram espalhadas durante toda a semana. Já a estratégia do “cupom” se concentrou mais no dia 15/03, data em que é comemorada o Dia do Consumidor.

 

Menções a “promoção” – 14 a 20/03

Menções a “promoção” – 14 a 20/03

Base: 75.874 publicações

 

Menções a “cupom” – 14 a 20/03

Menções a “cupom” – 14 a 20/03

Base: 66.268 publicações

 

Para ampliar o impacto das ações, as marcas apostaram em  influenciadores para divulgarem os seus cupões. No ranking dos top 3 posts do Instagram sobre cupões temos: Gabi Brant divulgando o cupom da Baw Clothing, o perfil de humor Gina Indelicada fazendo uma publi da Shopee e a influencer Rica de Marre divulgando os sapatos da Bebecê.

 

Repercussão do Dia do Consumidor entre noticiosos e influenciadores

Repercussão do Dia do Consumidor entre noticiosos e influenciadores

Repercussão do Dia do Consumidor entre noticiosos e influenciadores

 

No Dia do Consumidor, os cupões foram grandes aliados dos retalhistas para criar o sentimento de urgência em relação às suas promoções. O que foi possível notar pelo pico de menções ao termo em 15/03 e também em associações do termo às palavras “limitado” e “relâmpago”. Numa era onde os consumidores procuram ofertas personalizadas, os cupões também estão a permitir às marcas relacionarem-se com segmentos específicos, como por exemplo os fãs de determinado título literário ou mesmo seguidores de dado influenciador. Além do viés do relacionamento, a estratégia é muito eficiente para medir a aceitação do público sobre cada um dos produtos ou serviços.

 

Gostou deste estudo? Veja mais como este no nosso blog.

Assine a nossa Newsletter

Junte-se aos profissionais que subscrevem a nossa newsletter e receba conteúdos todos os meses sobre social media e tecnologia.