elife-logo
post-blog-e-life-bots-final

Bots que salvam vidas

2017 chegou com a promessa de inovações tecnológicas que vão influenciar a forma como as pessoas se comportam e se relacionam com as empresas. Entre as tendências de Comunicação e Marketing para este ano, que pode conferir no nosso Ebook Tendências para 2017, citamos que 2017 seria o ano em que falaríamos com robôs.
O que não previmos foi que os robôs iriam lidar com missões tão nobres como, por exemplo, conversar com pessoas que sofrem com problemas de alcoolismo.
É exatamente essa a proposta da página Amigo Anónimo. Agora é possível compartilhar dúvidas, medos, conquistas, receios e superações em conversas privadas no Messenger da página, uma conversa feita diretamente com um chatbot pronto para enviar uma mensagem de conforto a quem precisar no momento.
Com o surgimento dos Bots em 2016, ferramenta de automatização do atendimento ao cliente através do Facebook Messenger, várias empresas adotaram esta tecnologia para agilizar o SAC 2.0 das suas marcas. Para citar algumas temos a Cacau Show, a Vivo e a Tommy Hilfiger.
Os chatbots relacionam-se com os clientes sem intervenção humana e de forma privada através de respostas pré-programadas baseadas nas perguntas e frases mais frequentes usadas pelo consumidor. Com isso o atendimento se torna mais rápido e eficaz, garantindo que nenhum cliente fica sem resposta. A ideia não é acabar com o contato humano, mas sim criar uma nova relação com quem está do outro lado do ecrã.
E é justamente por criar uma nova relação com quem interage do outro lado que, para além de usar chatbots para atender às solicitações de clientes, agora esta ferramenta já é usada para casos mais pessoais e que exigem mais atenção.
Este é um exemplo de como a comunicação e as relações humanas estão a moldar-se através das novas tecnologias que estão a surgir. O contato humano não vai deixar de existir, mas, em momentos em que se precisa de um amigo e não há com quem conversar, haverá um chatbot pronto para ajudar.
Mais sobre o bot da Amigo Anónimo aqui: http://bit.ly/2o8mnqZ
 

Assine a nossa Newsletter

Junte-se aos profissionais que subscrevem a nossa newsletter e receba conteúdos todos os meses sobre social media e tecnologia.