5 funcionalidades de VoiceBots para o seu negócio

5 funcionalidades de VoiceBots para o seu negócio

Publicado por

Publicado a Outubro 15, 2021

Os assistentes de voz que usam inteligência artificial não são novidade no mercado. Aplicações em plataformas como Google e Alexa entendem pedidos de voz e tiram dúvidas de consumidores. Porém, usar um assistente de voz através do telefone ainda é uma novidade. Empresas de diversos setores estão pouco a pouco a apostar em bots de voz que compreendem a linguagem natural para filtrar e realizar a triagem de atendimentos pelo telefone e até como canal de vendas. Conheça aqui 5 funcionalidades de VoiceBots para o seu negócio!

Bots de voz telefônicos podem ser usados para facilitar a comunicação e oferecer informações importantes nas diferentes áreas de um negócio.

Assim, conheça 5 funcionalidades de VoiceBots para o seu negócio que podem ajudar o dia a dia do seu trabalho:

Pesquisas de Satisfação

Primeiro, uma aplicação útil para compreender a experiência do consumidor com a sua marca é a realização de pesquisas de satisfação.

No entanto, isto requer a criação de um número inteligente simples, com apenas uma ou duas falas do bot e uma resposta do consumidor.

Realizar a pesquisa desta forma poderá economizar o tempo da sua equipa de Costumer Success do Cliente e dos próprios consumidores, que só precisam dizer uma palavra ao telefone em vez de responder a pesquisa manualmente pelo e-mail.

O bot – ou uma gravação de voz humana – poderia dizer:

“Olá, Mariana! Sou a pessoa da Empresa X! De 1 a 10, qual a nota que daria para a sua experiência com o produto/serviço x?”

Assim, o assistente de voz iria aguardar e registar a resposta dita pelo cliente; depois disso apenas agradecer e encerrar a chamada:

Obrigada! Tenha um ótimo dia.

Canal Interno para Colaboradores

Antes demais, RH e as administrações das empresas não falam com clientes, mas também costumam receber diversas chamadas, geralmente com pedidos sobre as mesmas informações. Porque não otimizar este processo com um assistente de voz?

Assim, a sua empresa poderia usar extensões num número inteligente para criar um banco interno de dúvidas frequentes.

Finalmente, o bot poderia responder a perguntas como:

  • Qual é o e-mail do suporte técnico?
  • Qual é o CNPJ da empresa?
  • Que dia cai o pagamento?
  • Qual é o endereço da empresa?

Consultas a bancos de dados

Outra aplicação é a integração do voicebot com uma base de dados. Isto poderia ser usado como canal de consulta de informações para qualquer setor ou serviço do seu negócio.

Por exemplo, uma transportadora poderia ter um número inteligente para informar o status de entregas. Assim, o cliente diria o número do pedido e o bot consultaria a informação imediatamente.

Outro exemplo seria uma empresa de serviços de software que oferece informações sobre o plano de clientes.

Atualização de Cadastros

Depois, a atualização de cadastros é outra atividade que costuma encher os clientes de e-mails e tomar o tempo da equipe de atendimento.

Assim, um robô de voz poderia fazer perguntas simples para os consumidores que apenas precisam de responder a perguntas para atualizar o banco de dados. Exemplos:

“O seu e-mail de contato ainda é exemplo@exemplo.com? Responda com sim ou não.”

“Qual é a melhor forma de entrarmos em contato consigo? E-mail, WhatsApp ou telefone?”

Suporte

Por fim, outra sugestão é a criação de um canal de suporte pelo telefone, no qual um assistente de voz pode dar dicas e oferecer informações sobre um produto.

Para uma empresa de software, por exemplo, o bot poderia ser programado com respostas informativas para perguntas como:

  • Como mudar a minha senha na plataforma?
  • Para que serve o módulo X da plataforma?
  • Como cancelar a minha assinatura?

Já para uma fintech, o bot poderia explicar os serviços oferecidos:

  • Como funciona o investimento X?
  • Como usar o serviço Y?
  • Como resgatar o meu dinheiro?

Otimize o uso da voz na sua empresa com o VozXpress!

Com o VozXpress pode usar robôs de voz para atender, vender, realizar todos pontos referidos em cima e quantos outros quiser!

Numa plataforma completa e acessível, que não exige conhecimento em tecnologia, pode gerir centrais telefónicas, fazer e analisar operações de atendimento e vendas e criar assistentes de voz que atendem e façam chamadas.

Gostou de de descobrir estas 5 funcionalidades de VoiceBots para o seu negócio? Contacte-nos.